Liga dos Antigos Graduados da Mocidade Portuguesa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/LAGMP
Title type
Formal
Date range
1945 Date is certain to 1974 Date is certain
Dimension and support
17 cx.; papel
Biography or history
Associação criada em 1945 por antigos graduados da Mocidade Portuguesa, como "uma forma de prolongar a camaradagem ganha na Mocidade Portuguesa, entre aqueles que, ano após ano, vão abandonando as fileiras desta organização", conforme então referiu o presidente da Assembleia Geral.

Tendo por objectivo "procurar, por todos os meios legítimos, melhorar o nível dos seus associados", a liga financiava bolsas de estudo, ajudas financeiras, assistência médica e recomendação dos sócios a outras instituições para a ocupação de cargos.

A Liga dos Antigos Graduados da Mocidade Portuguesa teve como presidentes da direcção o Dr. Luis d'Avillez A. M. Castro e o Dr. Carlos da Silva Gonçalves, e editava um boletim informativo denominado "Facho", de tiragem mensal. Tinha a sua sede no Palácio da Independência, em Lisboa. Foi extinta em Abril de 1974.
Custodial history
Após o 25 de Abril de 1974, de acordo com o nº. 2 do artº. 16 do Decreto-Lei nº. 123/75, de 11 de Março, a documentação da Liga dos Antigos Graduados da Mocidade Portuguesa foi entregue aos Serviços de Coordenação da Extinção da PIDE/DGS e LP, criados a 7 de Junho de 1974, por Despacho do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, e regulamentado por Despacho de 28 de Junho do mesmo ano. A 17 de Janeiro de 1991 (DL4/91) foram extintos os Serviços de Coordenação da Extinção da PIDE/DGS e LP, e toda a documentação tutelada pelos mesmos foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, passando esta entidade a "tomar as medidas necessárias à sua transferência, conservação, ordenação, inventariação e descrição".
Scope and content
O fundo integra processos individuais de admissão de sócios fundadores, ordinários e extraordinários. Estes processos incluem o boletim de inscrição e correspondência trocada com o sócio.
Arrangement
Sequência numérica das unidades de instalação.
Access restrictions
Comunicável, com excepção de documentação referente a dados pessoais em que se aplica o estipulado no nº 2 do artº 17º da Lei Geral de Arquivos, Dec. Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro de 1993, salvo se houver autorização do próprio titular do processo ou desde que decorridos 50 anos sobre a data da morte da pessoa a que respeitam os documentos ou, não sendo esta data conhecida, decorridos 75 anos sobre a data dos documentos.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Liga dos Antigos Graduados da Mocidade Portuguesa". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Ana Maria Lopes; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 310-312. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

PORTUGAL, Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Mocidade Portuguesa, Mocidade Portuguesa Feminina e Liga dos Antigos Graduados da Mocidade Portuguesa. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. Guia de remessa (L 647).
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Mocidade Portuguesa (PT-TT-MP).
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
05/07/2013 14:58:18
Record not reviewed.