Família Lima Mayer

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/LM
Title type
Formal
Descriptive dates
1826-1946; 1969
Dimension and support
5 cx, papel.; 1 embalagem de zincogravuras
Extents
1 Envelopes
Biography or history
Família de origem francesa que, durante as invasões napoleónicas, passou a Portugal na pessoa de António Simão Mayer, promovido pelo general Junot a capitão do exército com o encargo de promover um serviço de comunicações entre Sevilha e Lisboa que assegurasse o abastecimento das tropas francesas.

Do seu casamento com Jeanette Salomon teve, entre outros filhos a António Mayer, nascido em Nancy, França, em 1799 e casado em Portugal, em 27 de Fevereiro de 1835, com D. Maria Clementina de Lima. Deste casal descende a numerosa família Lima Mayer existente em Portugal.

Segundo o autor do Livro de Familia, "a circunstância de D. Maria Clementina de Lima ter tido um único irmão, que faleceu solteiro, trouxe à descendência do referido casal a representação genealógica dos Limas de Vinhais e Bragança, cuja ascendência atinge o século de quinhentos."

Este casal teve três filhas (sendo que só uma das três passou dos trinta anos e deixou descendência) e quatro filhos varões. Frederico, o filho mais velho, faleceu cerca de seis anos depois de seu pai. O filho mais novo, Carlos, "formou-se em medicina e só mais tarde viria a dar à sociedade, formada por seu pai e irmãos, o contributo da sua inteligência e das suas actividades". Assim, "para continuar a obra de António Mayer Júnior, que era também, em parte, a obra dos Limas, ficavam os outros dois filhos: Adolfo e Augusto de Lima Mayer. E como este último viveu grande parte da sua vida em França, a distancia e o tempo foram amortecendo os laços que haviam feito dele uma pedra fundamental na sociedade familiar. Deste modo, a chefia da família veio recair em Adolfo de Lima Mayer."

Adolfo de Lima Mayer casou em Lisboa, em 1870, com D. Maria Amália Rosalina Pereira Guimarães, tendo tido seis filhos, entre os quais Adolfo de Lima Mayer Júnior, que casou com Sarah Buckley, pais de Filipe de Lima Mayer, doador da documentação à Torre do Tombo, e autor do Livro de Família.
Acquisition information
Documentação oferecida por Filipe de Lima Mayer em 25 de março de 1972, em 4 de fevereiro de 1974, e 17 de maio de 1984.
Scope and content
Fundo constituído por escrituras de partilha e autos de habilitação de herdeiros, testamentos, procurações, certidões, escrituras de promessa de compra e de venda, cartas de arrematação, correspondência, documentação relativa à administração de propriedades e dívidas, para além de "documentos diversos" (1882-1906).

Reporta-se às herdades de Vale de Cabras (1835-1849), Monte Caído (1840-1896), Carril dos Arados (1899-1913), e Venda Velha (1904), situadas na freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, e Quinta dos Gatos, todas em Samora Correia, no concelho de Benavente; a propriedades em Sintra, bem como às herdades do Barrinho Branco e Vigária, freguesia de Santana de Bencatel, concelho de Vila Viçosa (1876-1946), à marinha de Pancas Pequeno (1826-1872), e de Xilares (1880), situadas em Alcochete, e casas e prédios em Lisboa (1843-1878).

Inclui documentação de carácter genealógico: Lima e Mayer, diferentes ramos desta família, Pereira Guimarães e Araújo, Santos Miranda e Limas, diferentes ramos da família Lima, Limas e viscondes de Ferreira Lima/Lima e Costa, para além de desenhos e fotografias de família (1850) e do "Livro da Família" (editado em 1969). Contém ainda duas pastas com documentação variada utilizada na elaboração do livro (correspondência, certidões, recortes de jornal, fotografias, árvores genealógicas), e zincogravuras, também relacionadas com a elaboração do já referido livro.
Arrangement
Documentação organizada segundo critérios temáticos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Família Lima Mayer". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Lucília Runa, completada por Ana Maria Lopes Vaz dos Santos a nível da história familar; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 257-259. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

Inventário:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Arquivo da Família Lima Mayer: inventário. [dactilografado]. 1984. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 489).

SERRÃO, Joel (coord.); LEAL, Maria José da Silva; PEREIRA, Miriam Halpern - Roteiro de fontes da história portuguesa contemporânea. Vol. 1. Lisboa: INIC, 1984, p. 97-98.
Related material
Parte da documentação permaneceu na posse da família.

Torre do Tombo, Arquivo do Arquivo, n.º 319 (cx. 138), proc. 13.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
19/02/2016 18:23:36
Record not reviewed.