Diversos das Ordens

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/MCO/A-C/011
Title type
Formal
Date range
1607 Date is certain to 1833 Date is certain
Dimension and support
7 mç.
Scope and content
Consultas, requerimentos, pareceres, avisos, provisões, decretos, sentenças e devassas relativas a cavaleiros, comendadores, comissários, freires e clérigos; concessão de benefícios e de hábitos; atribuição, administração e arrematação de comendas; admissão nos conventos das Ordens; normas relativas à procissão do Corpo de Deus; requerimentos e informações sobre décimas, contribuições e prazos das Ordens.

Os maçoes 20 a 26 do conjunto designado por "Ordens Militares - Papéis diversos" correspondem aos documentos que nas relações de Cristiano José de Carvalho estavam intitulados "Diversos das Ordens" (ID L 377). Os primeiros 19 maços daquele conjunto encontravam-se descritos nas entradas "Comissários e exeminadores das Ordens Militares" (mç. 1 e "), "Opositores a igrejas e benefícios das Ordens Militares" (mç. 3 a 6), "Prontificação dos agraciados com os hábitos" (mç. 7 a 19), os maços 27 a 29 em "Ministros e Oficiais da Mesa da Consciência e Ordens" e os maços 30 a 36 em "Secretaria da Mesa, Despacho Geral, Diversos - Consultas, requerimentos e pareceres".
Related material
Entre a documentação do Arquivo Histórico do Ministério das Finanças existe também um conjunto de requerimentos diversos relativos a encartes nas comendas.
Notes
Nota ao elemento de informação "Código de referência": Código de referência antigo: PT/TT/MCO/A-C/DO.
Creation date
10/03/2008 00:00:00
Last modification
15/01/2024 10:39:38