Juízo Geral das Ordens

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/MCO-JGO
Title type
Formal
Date range
1755 Date is certain to 1828 Date is certain
Dimension and support
4 mç.; papel
Extents
4 Maços
Biography or history
Juízo subordinado à Mesa da Consciência e Ordens com competência para julgar em matéria de foro eclesiástico as causas cíveis em que eram parte os freires, beneficiados e comendadores das Ordens Militares de Cristo, Santiago e Avis. Havia juízes das Ordens nas diversas comarcas do reino; das sentenças por eles dadas cabia apelação em segunda instância para o Juízo Geral. As revistas das sentenças proferidas pelo Juízo Geral das Ordens, em terceira instância, só poderiam ser feitas pelo próprio monarca.
Custodial history
A documentação deste Juízo foi encontrada no Arquivo dos Feitos Findos, criado como anexo do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, pelo decreto nº 1659, de 15 de Junho de 1915, na sequência das diligências levadas a cabo por Júlio Dantas, inspector das Bibliotecas e Arquivos.
Scope and content
Contém sobretudo processos cíveis por dívidas, embargos, penhoras, requerimentos, execução de sentenças, libelos, apelações e agravos.
Arrangement
Classificação orgânica
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL.Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Juízo Geral de Ordens". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental).ISBN 972-8107-42-0. p. 297. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 602).

Inventários:

FARINHA, Maria do Carmo Dias; JARA, Anabela Azevedo - "Juízo Geral das Ordens" in Mesa da Consciência e Ordens: inventário. Lisboa: IAN/TT, 1997. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-40-4. p. 221. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 601).
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Casa da Suplicação (PT-TT-CS); Portugal, Torre do Tombo, Conselho da Fazenda (PT-TT-CFZ); Portugal, Torre do Tombo, Erário Régio (PT-TT-ER); Portugal, Torre do Tombo, Ministério do Reino (PT-TT-MR); Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Avis / Convento de S. Bento (PT-TT-OACSB); Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Cristo / Convento de Tomar (PT-TT-OCCT); Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Santiago / Convento de Palmela (PT-TT- OSCP).
Notes
Nota ao campo dos Instrumentos de Descrição:

Os 4 maços de documentação deste Juízo encontram-se acondicionados nas caixas 613-616 da Mesa de Consciência e Ordens.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:13