Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Mosteiro de Jesus de Aveiro

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00001
Title type
Atribuído
Date range
1874 Date is certain to 1933 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 1 planta (922 f.); papel
Scope and content
O Mosteiro de Jesus de Aveiro foi extinto em 2 de Março de 1874.

Contém inventários dos bens imóveis (prédios rústicos e urbanos, marinhas) e dos bens móveis, descrição dos títulos do crédito público, imagens, paramentos e alfaias, entre outros (1874), bem como o inventário de objectos que se encontraram na quinta denominada das Freiras, situada no lugar de Ouca, freguesia de Sousa, concelho de Vagos.

Inclui certidões de registos prediais de várias freguesias, autos de avaliação; conta da despesa do funeral da última religiosa, a prioresa D. Maria Henriqueta dos Anjos; cópia da provisão de D. João V sobre a dotação feita por Brites Leitão, criada da princesa Santa Joana às religiosas.

Integra o mapa demonstrativo do estado da arrecadação e administração de todos os bens e rendimentos, em conformidade com o ofício circular dos Próprios Nacionais de 10 de Outubro de 1895: de todas as propriedades urbanas e rústicas, livres ou foreiras, prazos, capitais mutuados, títulos de crédito, alfaias, objectos do culto e mais bens mobiliários, livros e documentos do cartório, com os respectivos rendimentos, avaliações, cobrança, vendas, remissões e distrates.

Contempla o inventário adicional, no qual participaram António Leite de Sousa Reis, delegado do tesouro do distrito de Aveiro, Sebastião de Sá Barreto d' Eça Noronha, oficial da Repartição de Fazenda do distrito, e as senhoras ali recolhidas, D. Leonor Angélica Cardoso de Lemos, D. Teresa Augusta Tavares Pinheiro e D. Maria Alexandrina Cardoso, em 6 de Março de 1874. E também, o inventário adicional de uns armários existentes no convento, estando presentes as senhoras mais antigas, D. Leonor Angélica Cardoso de Lemos e D. Maria Alexandrina Cardoso, como fiéis depositárias, e o perito José da Costa Junior, em 30 de Setembro de 1879.

O cartório era constituído por relações de registos de bens de igrejas, do registo do índice geral do cartório e da fazenda do convento, prazos, sentenças, foros, receita e despesa, documentos de aforamentos, prazos, compras, recibos de dívidas pagas, entre outros.

Compreende o índice dos bens denominados relação geral dos inventários dos bens pertencentes ao extinto Convento, Inventário dos bens foreiros ao extinto convento de Jesus, da cidade de Aveiro, situados no concelho de Albergaria-a-Velha, em 1896 (88 fl.).

Inclui a planta do encanamento de água do abastecimento do Convento de Jesus de Aveiro, na parte compreendida entre o seu ponto de captagem junto da linha férrea e o Largo da Fonte Nova, da Direcção das Obras Públicas, Aveiro, em 25 de Abril de 1906.

Contém ainda relações de objectos entregues no Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia, e ao Museu Regional de Aveiro.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Aveiro, Ílhavo, Vagos, Coimbra, Albergaria-a-Velha, Estarreja.
Physical location
Ministério das Finanças, Mosteiro de Jesus de Aveiro, cx. 1851 e 1852
Previous location
IV/I/1 (1) a IV/I/1 (46) - caixa 1
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:19