Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Esperança, de Beja

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00010
Title type
Atribuído
Date range
1897 Date is certain to 1933 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 3 plantas (582 f.); papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 28 de Janeiro de 1897, por morte da última religiosa, a prioresa D. Maria José de Sousa Segurado.

Contém inventários e avaliações dos bens imóveis e móveis, de alfaias, objectos de culto e profanos, pratas, relações das pessoas que residiam no Convento antes da extinção, documentos de despesa feita com o funeral da prioresa, entre outros.

Inclui requerimentos relativos à Confraria de Nossa Senhora das Dores de Beja.

Integra a relação dos objectos pertencentes aos extintos conventos de Nossa Senhora da Esperança e de Santa Clara de Beja, pedidos pelo visconde da Ribeira Brava para o culto da igreja situada na sua propriedade com a invocação de Nossa Senhora das Relíquias, da Vidigueira, "Planta de Informação" ao requerimento da Comissão Delegada pela Comissão Instaladora da creche de Beja, feita pelo engenheiro Director das Obras Públicas de Beja, João Emídio da Silva Dias (1899), bem como planta do recinto do extinto Convento da Esperança, em Beja, indicando o projecto de arruamentos, entre outros.

Por Decreto e Instruções da Direcção Geral dos Próprios Nacionais, de 31 de Maio de 1862, os livros, imagens, quadros, pratas, jóias, paramentos, alfaias, vasos sagrados e outros objectos de culto que foram entregues à autoridade eclesiástica do bispado.

Contém também o Inventário do Suprimido Convento de Nossa Senhora da Esperança da cidade de Beja, de 28 de Janeiro de 1897, com o termo de encerramento, datado de 6 de Maio de 1901, o livro dos foros pertencentes ao suprimido Convento, de 6 de Maio de1901, bem como o inventário do suprimido Convento, de 28 de Janeiro de 1897, com termo de encerramento, datado de 6 de Maio de 1901 (145 fl. num., lombada em couro gravada a ouro), o livro dos Foros pertencentes ao suprimido convento de Nossa Senhora da Esperança da cidade de Beja, inclui índice, com termo de encerramento datado de 6 de Maio de 1901 (várias fl. com numeração repetida).

A Repartição de Fazenda do distrito de Beja, em observância do n.º 8 das Instruções da Direcção Geral dos Próprios Nacionais, de 24 de Fevereiro de 1897 (processo n.º 366 - Liv. 7.º da 2.ª Repartição), entregou à Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos Públicos em 30 de Março de 1897, os livros e documentos do espólio da biblioteca do suprimido Convento, desnecessários à administração de Fazenda - excepto o livro de receita e despesa dos anos de 1863 a 1865, e o maço n.º 119 por ter livros de culto divino. Foram entregues os livros de receita e despesa de 1650 a 1887, livro de cópias das cartas de nomeação das prioresas, do registo de óbito das religiosas, de profissões, de registo de noviças, biografias de Santa Teresa de Jesus, de São Francisco de Sales, de Nossa Senhora dos Patriarcas, de Santo António, e de São Francisco, "História de Carlos Magno", "A História dos Judeus", entre outros. Apresenta termo lavrado por Francisco Pedro da Fonseca, delegado do Tesouro, Francisco Joaquim Nogueira Júnior, escrivão de Fazenda, adido e um dos encarregados do inventário do extinto convento, e Lino da Assunção, cuja cópia foi assinada por Augusto César Correia da Fonseca, oficial da Repartição de Fazenda do distrito de Beja, em 19 de Abril de 1897.

Em 1897, foram remetidos objectos (incluindo um prato de filigrana em prata) à Academia Real de Belas Artes e Arqueologia de Lisboa.

O edifício do Convento de Nossa Senhora da Esperança de Beja, da Ordem das Carmelitas Descalças, foi entregue por Francisco Pedro da Fonseca, Delegado do Tesouro, a João Emídio da Silva Dias, Director das Obras Públicas do Distrito de Beja, em virtude da Portaria de 22 de Abril de 1897, do Ministro das Obras Públicas.

A igreja do Convento que se encontrava em ruínas, foi entregue ao Director das Obras Públicas, para ser demolida, os três sinos foram entregues à fábrica da Sé, e os restantes objectos foram postos em hasta pública, excepto os solicitados pela Igreja do Carmo da Vidigueira, em 4 de Dezembro de 1897.

Em 1912, a Associação de Socorros Mútuos dos artistas bejenses requereu parte do edifício para a construção de uma casa para a colectividade.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Esperança, de Beja, cx. 1874 e 1875
Original numbering
IV/I/30 (1) a IV/I/30 (51) - caixa 16 e 16-A
Language of the material
Português
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Convento de Santa Clara de Beja (PT-TT-MF/DGFP/E/2/11).
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:20