Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Penha de França, Braga

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00015
Title type
Formal
Date range
1858 Date is certain to 1927 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco), estava situado no lado de baixo do Campo de Santa Ana, freguesia de São José de São Lázaro, na cidade de Braga, e foi fundado por Pedro de Aguiar da mesma cidade. Foi extinto em 22 de Dezembro de 1874, por morte de D. Luísa Maria da Natividade.

O inventário do edifício e bens foi elaborado em 2 de Novembro de 1858, estando presentes a madre abadessa D. Luísa Maria da Natividade, o arcebispo primaz, Manuel António Alves Pereira, desembargador e vigário geral do arcebispado de Braga, e Manuel de Faria Vivas, funcionário da repartição de Fazenda.

Contém os inventários da descrição e avaliação dos bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, rendimentos, foros, prazos, capitais mutuados, alfaias e objectos sagrados e profanos, da livraria, do cartório, mapas do pessoal do Convento, dos rendimentos.

Contém também telegramas, autos de posse, termos de arrematação, entre outros.

O cartório continha inscrições de assentamentos da Junta do Crédito Público, livros de lembranças, dos Decretos reais, da eleição das preladas, dos assentos das noviças, livro contendo o breve apostólico e provisão da fundação do Convento de 1727, das tenças, de receita e despesa, de certidões de missas, de instituição de capelas, documentos sobre as pazes entre sua majestade britânica assinados em 3 de Novembro de 1762, cartas de mercês, escrituras de dote, vedorias, renovação de prazos, entre outros.

Na livraria havia hagiologias, a crónica seráfica, obras espirituais do padre frei Luís de Granada, Livro de cartas de Santa Teresa de Jesus, documentos de constituições das religiosas, entre outros.

Foram entregues algumas imagens, quadros, objectos da igreja e capelas à administração do Asilo de D. Pedro V de Braga.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Conceição da Penha de França, Braga, cx. 1881
Original numbering
IV/I/46 - caixa 22
Language of the material
Português
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
28/04/2016 12:49:15