Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora dos Remédios ou Piedade do Menino Deus, de Braga

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00016
Title type
Atribuído
Date range
1898 Date is certain to 1928 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 1 planta (1341 f.); papel
Scope and content
O Convento de Nossa Senhora da Piedade, também designado por Convento dos Remédios da cidade de Braga, da Terceira Ordem da Penitência (São Francisco). Foi extinto em 7 de Maio de 1898, por morte da última religiosa.

Contém o inventário da descrição do edifício do convento, bens imóveis e móveis (1857), descrição e avaliação de rendimentos, foros, prazos, alfaias, objectos de culto e profanos, relação de pessoal, planta do convento e ruas anexas, mapa de dívidas, despesa.

Contém também a relação dos inventários antigos e modernos do convento (1896), segundo a Lei de 28 de Agosto de 1869 e das Instruções de 20 de Julho de 1857. Participaram no referido acto, a madre abadessa D. Teresa Apolónia de Jesus, Manuel António Alves Pereira, desembargador vigário geral do arcebispado de Braga, e João Pereira de Barros, funcionário da repartição de Fazenda.

A conferência dos mesmos objectos foi efectuada em Agosto de 1896. Há ainda inventários gerais pertencentes ao convento anteriores à data da extinção, de 1882; 1888-1889; 1896-1897. O termo de entrega por depósito, realizado em 2 de Maio de 1897, no dito convento, contou com a presença de José António de Oliveira, delegado do Tesouro, do cónego Manuel António da Silva Ramos, do oficial da Repartição de Fazenda do mesmo distrito, das religiosas e abadessa D. Narcisa Emília Leite, D. Maria Júlia Pimenta, escrivã, D. Emília das Dores Couto e D. Matilde Elvira Couto, recolhidas no convento e do capelão António José Rodrigues.

Enumeraram-se todos os móveis, livros, papéis de crédito, objectos e alfaias do culto divino, tendo o delegado do Tesouro entregue à administradora do Convento D. Maria Júlia Pimenta, uma cópia autêntica do inventário executado, e mais nove livros escriturados, para se fazer a cobrança de todos os rendimentos do convento.

Os livros entregues correspondem aos concelhos de Amares, Braga, Barcelos, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Viana do Castelo, Valença, e do concelho de Amares, distrito do Porto.

Contempla o termo de arrematação, relação de objectos entregues à Academia Real de Belas Artes e Arqueologia de Lisboa, entre outros.

Integra documentos sobre a Irmandade da Misericórdia, da Confraria do Santíssimo Sacramento, e do Sagrado Coração de Maria também conhecida por Nossa Senhora das Graças.

Em 5 de Setembro de 1898, António Alves Cálem, secretário da Associação Industrial Portuense, solicitou ao chefe de repartição da Estatística Geral de Lisboa, os trabalhos de estatística elaborados pela mesma, para completarem o arquivo da Associação.

O edifício do Convento, após a sua extinção, foi concedido à Câmara Municipal de Braga e ao Hospital de São Marcos.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora dos Remédios ou Piedade do Menino Deus, de Braga, cx. 1883 e 1884
Original numbering
IV/I/47 (1) a IV/I/47 (46) - caixa 24 e 24-A
Language of the material
Português
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
28/04/2016 12:51:02