Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Rosa de Lima de Guimarães de Braga

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00019
Title type
Atribuído
Date range
1856 Date is certain to 1927 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (408 f.); papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 10 de Março de 1888, por morte da última religiosa.

Contém inventários de bens do Convento da Ordem de São Domingos, situado na Rua da Travessa da cidade de Guimarães, realizados na presença da madre prioresa D. Joaquina Libânia de São Jacinto, em 22 de Maio de 1858, na grade do Convento: de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, inventário e avaliação de alfaias, paramentos e mais objectos de culto, mapas do pessoal do Convento, bens e rendimentos, dívidas activas e passivas, foros, censos, prazos.

O inventário geral dos bens de 1888 inclui índice, participaram Joaquim Alves de Melo, administrador do concelho, D. Delfina Augusta da Assunção Novais, educanda de maior idade do Convento, e Manuel António da Silva Barros, oficial da repartição de Fazenda do Distrito de Braga.

Inclui requerimentos (alguns do médico do Convento, Avelino Germano da Costa Freitas), autos de arrendamento da cerca e casa do capelão, autos de louvação dos foros.

Contempla o ofício de António Tomás da Fonseca, Inspector da Academia Real e Belas Artes e Arqueologia de Lisboa sobre os objectos escolhidos para o Museu Nacional, em condições idênticas aos extintos conventos de Évora e de Almoster, em 1888, entre outros.

O edifício do Convento e anexos foram concedidos, por Decreto de 12 de Junho de 1888, à Sociedade Martins Sarmento, a fim de se estabelecer a biblioteca, museu, escolas e mais dependências. Tratava-se de uma instituição cultural de utilidade pública, sem fins lucrativos fundada em Guimarães em 1881, em homenagem ao arqueólogo e etnógrafo vimaranense Francisco Martins Sarmento.

Integra o decreto e outros documentos sobre a concessão da Igreja e todas as dependências à Irmandade de Santo António, erecta na Igreja de São Francisco da cidade de Guimarães.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Guimarães, Paços de Ferreira, Póvoa de Lanoso, Vila Nova de Famalicão, Fafe, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Rosa de Lima de Guimarães de Braga, cx.1888
Original numbering
IV/I/51 (1) a IV/I/51 (8) - caixa 28
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:21