Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Teresa de Coimbra

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00032
Title type
Formal
Date range
1857 Date is certain to 1933 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 2 plantas; papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 6 de Dezembro de 1893, por morte da última religiosa, da Ordem das Carmelitas Descalças.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do convento e anexos, de alfaias, e mais objectos de culto e profanos, inventário de prazos, de foros, e duplicados de talões de recibos de entregas na agência do Banco de Portugal em Coimbra.

Compreende o livro do Inventário dos bens móveis e capitais mutuados encontrados no suprimido Convento das religiosas Carmelitas Descalças de Santa Teresa, 1894 (114 f.), com índice (AN/TT, 0394), e o inventário dos bens pertencentes ao Convento das Religiosas de Santa Teresa de Coimbra, 1857 (51 f.).

O cartório continha livros místicos, doutrinais, biográficos, didácticos, cujos títulos foram escritos em português, espanhol e francês,bem como um volume manuscrito e documentos sobre a fundação e instituição do mosteiro.

Integra o termo de entrega dos livros e documentos ao Inspector Geral das Bibliotecas e Arquivos Públicos, a relação de objectos entregues ao Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia, e a informação sobre o Convento, plantas do convento e suas dependências, datados de Coimbra, 24 de Abril de 1894, entre outros.

Os livros e documentos do espólio do Convento (desnecessários à administração de Fazenda Pública) foram entregues ao Inspector Geral das Bibliotecas e Arquivos Públicos, Tomás Lino da Assunção, em 30 de Dezembro de 1893.

Alguns objectos foram entregues ao Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia, representado por António José Nunes Junior, em Coimbra, 27 de Fevereiro de 1894.

Inclui a informação acerca do edifício do extinto Convento de Santa Teresa, situado no Penedo da Saudade, à nascente da cidade de Coimbra, da autoria do tenente de engenharia Manuel Granger, junto com duas plantas legendadas.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Coimbra, Cantanhede, Condeixa, Soure, Anadia (distrito de Aveiro), Miranda do Corvo, Penacova, Tábua, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Teresa de Coimbra, cx.1909
Original numbering
IV/I/81 (1) a IV/I/81 (34) - caixa 41
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:22