Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Helena do Calvário de Évora

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00040
Title type
Formal
Date range
1857 Date is certain to 1933 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O convento foi extinto em 7 de Setembro de 1889, por morte da última religiosa, a abadessa Maria José de Jesus, da Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco).

Contém a descrição e avaliação do Convento, das pratas, alfaias, ornamentos e painéis, bem como ofícios, e mapa de descrição de títulos de Crédito público.

Integra a relação dos objectos escolhidos para o Museu da Academia Real de Belas Artes e Arqueologia de Lisboa.

Inclui o termo de entrega dos documentos, códices e obras impressas, à Inspecção Geral das Bibliotecas, representada pelo Dr. Tomás Fiel Gomes Ramalho, a 29 de Dezembro de 1890.

Do espólio constavam documentos de patentes, assentos e óbitos do Convento do Calvário, códice da "Regra primeira das freiras de Santa Clara", de frei António de Tomar, crónica seráfica, dos Frades Menores de São Francisco, obras de Ludovico Blosio (editadas em Barcelona e Madrid), livro intitulado "Biblioteca do mundo visível e invisível", de Manuel Gomes da Trindade, martirológios, breviários, novenas, entre outros.

Compreende documentos sobre o Morgado instituído por Isabel de Mendonça, a doação da infanta D. Maria, às freiras para a Misericórdia, bem como o processo relativo à posse abusiva por um particular, de um passadiço do extinto Convento e a entrega à Fazenda Nacional.

Por Decreto de 1933, o edifício do Convento e a cerca, foram concedidos provisoriamente à instituição de caridade Casa de Trabalho de Nossa Senhora do Rosário, de Évora.

Por Decreto de 29 de Junho de 1922, n.º 8217, o edifício foi classificado monumento nacional.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Helena do Calvário de Évora, cx. 1921
Original numbering
IV/I/13 (1) a IV/I/13 (3) - caixa 50
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:22