Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Clara de Évora

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00042
Title type
Formal
Date range
1857 Date is certain to 1929 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 1 planta; papel, perg.
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco), e estava situado na freguesia de Santo Antão. Foi extinto em 9 de Maio de 1903, por morte da última religiosa.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, de alfaias, e mais objectos de culto e profanos, inventário de prazos, de foros, descrição dos títulos de Crédito Público, do cartório (continha livros de escrituras, sentenças, alvarás, de capelas, tombo, assentamento das religiosas, termos de entradas, de eleições, de receita e despesa, escrituras de arrendamentos de herdades, de aforamentos, de prédios, entre outros).

Inclui o jornal "Notícias de Évora", facturas da despesa com o funeral da última religiosa.

Integra a relação das capelas e mais objectos entregues por depósito ao Ministério da Guerra, bem como recibos do Banco de Portugal, e uma planta de uma pequena zona da cidade de Évora (1904), entre outros.

Compreende a lista dos artigos para venda em hasta pública dos seguintes conventos extintos: Santa Joana de Lisboa, Santa Ana de Lisboa, Nossa Senhora do Paraíso de Évora, e Santa Clara de Évora (1903).

Inclui a relação de objectos destinados à Direcção Geral da Estatística e dos Próprios Nacionais, dos objectos escolhidos para o Museu Nacional de Belas Artes de Lisboa, bem como a cópia do parecer sobre o estado do edifício, dado pelo arquitecto José Luís Monteiro (1903), entre outros.

Alguns objectos do espólio foram enviados ao Museu Nacional, ao de Évora, aos Próprios Nacionais.

Os objectos preciosos foram vendidos em leilão, e os carimbos dos selos do Convento foram enviados à Biblioteca de Évora.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Évora, Vidigueira, Arraiolos, Estremoz, Serpa, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Clara de Évora, cx. 1924 e 1925
Original numbering
IV/I/21 (1) a IV/I/21 (91) - caixa 52 e 52 A
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
16/03/2017 12:23:04