Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de São Bento de Cástris de Évora

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00043
Title type
Formal
Date range
1857 Date is certain to 1928 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 1 planta; papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem de São Bernardo, estava situado extra-muros da cidade de Évora. Foi extinto em 18 de Abril de 1890, por morte da última religiosa, a madre abadessa Joana Isabel Baptista.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, de alfaias, e mais objectos de culto e profanos, inventário de prazos, de foros, descrição dos títulos de Crédito Público, do cartório (constituído por documentos de foros, quitações, cartas de posse, livros dos espólios do Real Mosteiro, receita e despesa do dinheiro da Igreja da sacristã D. Luísa Antónia de Mesquitela, receita e despesa das Capelas de Nossa Senhora do Rosário e da Conceição da Pedreira, da sacristia, de herdades e foros, de óbitos, de legados de missas, sermão e ofício, dos ordenados anuais que pagava o mosteiro, privilégio do papa Eugénio III, doações, santoral cisterciense mandado fazer por D. Ana Rita Peregrina do Desterro, música sacra dos compositores padre António Inácio Ferreira de Lima, Francisco de Freitas Gazul, padre Joaquim José da Rocha Espanca, A. L. Miró, J. J. de Almeida, Manuel Maria da Costa Freire, padre Francisco António Norberto dos Santos Pinto, José Maria Franchi, padre Franco, José de Assis, João José Baldi, padre Marcos António Portugal, bem como livros de devoção, e instrução religiosa, "Diorama de Portugal nos trinta e três meses constitucionais" de J. S. de Saldanha Oliveira e Daun, breviários romanos, entre outros).

Contempla a relação dos prédios rústicos e urbanos dos conventos do Salvador de Évora e de São Bento de Évora para avaliação.

Compreende o livro do inventário dos foros do Convento de São Bento de Cástris, 1900-1901, 76 fl.

Integra a planta de parte dos terrenos adjacentes ao extinto Convento de São Bento de Cástris, a cargo da Estação Eborense de Fomento Agrícola, factura do preço da arrematação da cerca , entre outros, a relação dos paramentos, alfaias, vasos sagrados, painéis e mais objectos do culto divino requisitados pelo representante do arcebispo coadjutor da diocese, autos de avaliação de bens, e lista de lotes de bens para arrematação (impressa).

Inclui a relação dos objectos do espólio escolhidos para o Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia de Lisboa, o termo de entrega do cartório, à Inspecção Geral das Bibliotecas.

Os livros e manuscritos foram recolhidos na Biblioteca da cidade de Évora, bem como outros pertencentes ao extinto Convento do Calvário.

Os objectos do espólio foram concedidos à Junta da Paróquia de São Barnabé do Ervedal, de Avis.

O edifício do Convento foi entregue ao Ministério das Obras Públicas.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Évora, Coruche (Herdade da Torre da Machada), Alandroal, Montemor-o-Novo, Redondo, Arraiolos, Avis, Estremoz, Mourão, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São Bento de Cástris de Évora, cx. 1926 e 1927
Original numbering
IV/I/22 (1) a IV/I/22 (107) - caixa 53 e 53 A
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:23