Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Piedade de Tavira de Faro

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00049
Title type
Formal
Date range
1836 Date is certain to 1954 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem de São Bernardo. Foi extinto por Portaria de 13 de Janeiro de 1862, do Ministério da Fazenda, Direcção Geral dos Próprios Nacionais.

A última religiosa, a madre abadessa D. Cândida Clara de Assis, foi obrigada a sair do Convento, por ordem da Secretaria de Estado, tendo sido oficiado por D. Carlos, bispo do Algarve, em 26 de Março desse ano.

Deu-se a escolher à religiosa, ser transferida para um Convento de Beja, ou habitar em uma casa decente de Tavira, tendo optado pela última.

Em 1 de Abril de 1862, a Fazenda Nacional tomou posse do edifício.

Contém o livro do Ministério das Finanças - Repartição do Património - Desamortização e Foros - Inventários, n.º 690 (1954): compilação de todos os documentos do processo de extinção, caderno da descrição das escrituras de empréstimos feitos com fundos do convento, inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, de alfaias, e mais objectos de culto e profanos, de foros, prazos, cartório, cópias de ofícios e originais, "relação dos foros que pertenciam ao extinto Convento de Santo António do Cabo de São Vicente e se acham inscritos no Livro n.º 1 A, do extinto concelho da Vila do Bispo (1857).

Integra o auto de posse dos bens, direitos e acções do Convento da Piedade, carta da religiosa Cândida Clara de Assis para o administrador do concelho (1862), telegramas, auto de posse da Igreja do mosteiro (1864), autos de entrega de objectos.

Contém documentos relativos à supressão dos quatro conventos de freiras no distrito do Algarve, mapas do pessoal do Convento, das dívidas activas, dos títulos de Crédito público, de despesa.

O cartório continha livros e cinco maços de documentos relativos ao concelho de Tavira, que foram enviados à Repartição de Fazenda, do distrito de Faro.

Contempla o caderno da descrição e avaliação das alfaias e mais objectos preciosos, bem como a relação dos objectos de ouro e prata pertencentes aos extintos conventos da Assunção de Faro, do Espírito Santo de Loulé, e de Nossa Senhora da Conceição de Lagos, remetidos à Casa da Moeda (1841), o mapa dos objectos preciosos dos conventos das franciscanas de Faro, das Carmelitas Calçadas de Lagos e da Conceição de Loulé, que foram distribuídos pelo governador do bispado (1864), entre outros.

Contém documentação acerca da extinção deste Convento e de outros conventos no Algarve, a saber:

- Convento do Espírito Santo de Loulé, de Nossa Senhora do Carmo de Lagos, e de Nossa Senhora da Assunção de Faro. As alfaias, paramentos e outros objectos de culto foram mandadas distribuir pelas paróquias e igrejas pobres do distrito.

A Nacional e Real Casa do Hospital do Espírito Santo, da cidade de Tavira, representada pelo mordomo recebeu alguns objectos.

O edifício do Convento, foi dividido em quatro partes, e entregues a instituições civis e eclesiásticas.

Os bens dos conventos de Nossa Senhora da Piedade (Tavira) e do Espírito Santo (Loulé) foram incorporados nos da Fazenda.

Os bens dos Conventos de Nossa Senhora do Carmo (Lagos) e de Nossa Senhora da Assunção de Faro, ficaram na posse do Ministério das Justiças, em virtude de terem sido suprimidos depois da Lei de 4 de Abril de 1861.

A Câmara Municipal de Tavira solicitou o edifício do extinto Convento da Piedade, para a instalação da cadeia nova, acrescentando que na cidade, existiram cinco conventos das ordens de São Francisco, Santo António, São Paulo, Carmelitas Descalços, e Gracianos, tendo sido os quatro primeiros edifícios vendidos, e o último cedido para aquartelamento do Batalhão do N.º 4.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Tavira, Olhão, Castro Marim, Vila Real de Santo António, Silves, Portimão, Loulé, Faro, Lagos.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Piedade de Tavira de Faro, cx. 1935
Original numbering
IV/I/40 (1) - caixa 63
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
07/04/2017 13:58:01