Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Clara da Guarda

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00051
Title type
Formal
Date range
1834 Date is certain to 1934 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 1 planta.; papel
Scope and content
O Convento foi extinto por Decreto de 1 de Setembro de 1864, estando ainda viva a única religiosa, a abadessa D. Rita de Cássia Evangelista, da Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco).

A religiosa faleceu em 28 de Janeiro de 1885.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, e objectos, de foros, prazos, títulos de crédito público, cartório (continha o livro da Cidade Mística, tombo dos prazos do Convento (1668), três maços de documentos, padrões, documentos de sentenças apostólicas, civis, testamentos, foros da Vila de Mendo, livro de prazos, da profissão das religiosas, capítulos de visita do mosteiro, de óbitos, patentes, bem como o caderno de memórias de coisas notáveis do convento, entre outros (1857).

Contempla requerimentos do Cabido da Sé da Guarda sobre a cobrança de foros à comunidade do extinto Convento, e traslados de escrituras de quitação (com lacre).

Inclui a cópia autêntica do Decreto de 1 de Setembro de 1864, a determinar a supressão do Convento de Santa Clara, da cidade da Guarda, e a estabelecer a pensão mensal de 20.000 réis, à única religiosa existente, Rita de Cássia Evangelista.

Integra a cópia do auto de avaliação e declaração dos louvados Manuel Bigotte, Agostinho Pereira entre outros, da quinta do Ribeiro cujo Convento era directo senhorio (1865), relação dos bens móveis (objectos e mobiliário), relação das alfaias, vasos sagrados e mais objectos da igreja do Convento entregues por depósito, ao prelado da diocese da Guarda (1885), termo de arrematação de objectos e géneros, planta do Convento (1910), entre outros.

Compreende o livro do inventário: de todos os bens móveis, imóveis, foros, juros de capitais mutuados, inscrições de assentamento da Junta do Crédito Público, livros e documentos respeitantes ao arquivo, alfaias, vasos sagrados e outros objectos pertencentes ao culto da igreja, a que se procedeu e tomou posse, por morte da última religiosa do suprimido Convento de Santa Clara, 1885, 93 fl.

Inclui o Decreto de 10 de Novembro de 1887, a cancelar a concessão do edifício do Convento à Santa Casa da Misericórdia da Guarda, e a cedê-lo à Junta Geral do distrito da Guarda, para ali fundar um Asilo para Expostos e Menores Desvalidos ou Abandonados.

A documentação menciona bens situados nos concelhos da Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Sabugal, Almeida, Trancoso.

Integra também, documentos pertencentes ao Convento de Santa Clara, de Gouveia (1834-1836), a saber:

- Cópias de autos de avaliação de bens do lugar de Cabreira, e concelho de Mendo (1835);

- Relação de bens pertencentes ao extinto Convento das freiras de Gouveia e posteriormente, unidos aos Nacionais;

- Relação e avaliação dos foros de bens imóveis que pertenceram àsrejogiosas, de Almeida, assinada pelo provedor do concelho, José Leite Ferreira, em 26 de Outubro de 1834;

- Cópia do auto do inventário de bens no lugar das Naves, concelho de Castelo Bom (1836). em Em 1837, estes documentos foram enviados à Fazenda Nacional.

O edíficio do Convento de Santa Clara, da Guarda e a igreja, foram demolidos antes de 1905.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Gouveia, Almeida, Castelo Mendo e Castelo Bom.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Clara da Guarda, cx. 1937
Original numbering
IV/I/43 (1) a IV/I/43 (43) - caixa 66
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:23