Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Clara de Trancoso da Guarda

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00052
Title type
Formal
Date range
1857 Date is certain to 1928 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco), e estava situado no bispado de Pinhel. Foi extinto por Decreto de 10 de Novembro de 1864.

Neste processo referem-se três datas de extinção: em 3 de Outubro de 1864 (inscrita numa folha parcialmente impressa (IV/I/44 (17), a segunda por Decreto de 10 de Novembro de 1864, e

por último, nos apontamentos da Repartição dos Próprios Nacionais sobre correspondência recebida e expedida acerca da extinção do Convento (1864).

O ofício do Ministério da Justiça, de 19 de Outubro de 1864, refere a supressão do Convento de Santa Clara de Trancoso. Menciona-se também a pensão que devia ser paga às religiosas, assim sendo, o Convento não foi suprimido por morte da última religiosa.

Provavelmente, o Convento foi extinto no mês de Outubro, tendo sido publicado o Decreto só no mês seguinte.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, de alfaias, objectos de culto, profanos, e preciosos, de foros, prazos, escrituras de empréstimos com fundos do Convento, cartório (livros do tombo dos bens do convento, de receita dos foros, e de juros, dos empregados internos e externos da comunidade com seus ordenados).

Integra a petição do bacharel José Joaquim Guedes de Mancelhos, do lugar da Persegueda, à madre abadessa e religiosas para o reconhecerem enfiteuta de prazos, de acordo com certidão junta, passada pelo cartório do escrivão Francisco José da Silva Melo, da vila de Santa Marta

de Penaguião (1824).

Reúne autos de avaliação de bens, relações de foros, censos ou pensões para venda, listas de arrematações (impressas), entre outros.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Trancoso, Aguiar, Celorico da Beira.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Clara de Trancoso da Guarda, cx. 1938
Original numbering
IV/I/44 (1) a IV/I/44 (44) - caixa 67
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
10/01/2022 12:02:32