Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

The requests submission is now available through the following address: https://crav.arquivos.pt/.


Reproduction request

Inventário de extinção do Convento de Santa Brígida de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00056
Title type
Atribuído
Date range
1902 Date is certain to 1902 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (11 f.); papel
Scope and content
Contém um apontamento acerca da localização do edifício, também designado por Convento das Inglesinhas, estava situado na esquina do Caminho-Novo junto ao das Francesinhas (em [1902] Rua João das Regras) próximo ao Quelhas. Era estrangeiro, e estava nas mesmas condições do Convento do Bom Sucesso.

Inclui o requerimento de uma particular a solicitar autorização por parte da Fazenda Nacional da venda de uma parcela de terreno, situado no extremo sul do Posto de Desinfecção Pública - Ministério do Reino (situado na Rua João das Regras, freguesia da Lapa), datado de Lisboa, 11 de Abril de 1902, em anexo encontra-se o desenho da parcela.

Integra ofícios do director Guilherme José Enes do referido Posto, a informar que o dito terreno fora concedido pelo Governo àquele Organismo; e do conselheiro delegado do Tesouro para a Direcção Geral da Estatística e dos Próprios Nacionais.

Não há documentação relativa à vida institucional desta comunidade, nem à sua extinção.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Brígida de Lisboa, cx. 1947
Original numbering
IV/I/60 (1) - caixa 71
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
3/19/2009 12:00:00 AM
Last modification
7/12/2016 10:18:57 AM