Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Jesus de Setúbal

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00057
Title type
Atribuído
Date range
1858 Date is certain to 1942 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (155 f.); papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco). Foi construído no tempo de D. João II, tendo-se então fundado um Convento de Capuchas, da Ordem de Santa Clara.

Foi extinto em 21 de Novembro de 1888, por morte da última religiosa.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, de alfaias, objectos de culto, profanos, e preciosos, de foros, prazos, a cópia do mapa das seculares (1859), do pessoal do Convento, da despesa, das dívidas activas e passivas, entre outros.

Inclui uma "Memória" abrangendo as datas 1772-1794, sobre as inundações ocorridas no Convento por ocasião das chuvas, ficando algumas dependências submersas inclusivé o cartório, as obras feitas com a esmola de um prior, do resultado e do estado em que ficaram as sepulturas das religiosas mais antigas, entre outros.

A biblioteca continha missais, crónica seráfica, vida da madre Teresa da Anunciada, epístolas e Evangelhos, "Estatutos da Ordem de Santa Clara"," Livro da História de Portugal", de Laclede, martiriológio romano, Sermões do Padre Teodoro de Almeida, processional da Ordem dos Pregadores, "Tratado da antiga e curiosa fundação do Convento de Jesus de Setúbal", pela madre Leonor de São João, "História Eclesiástica", por Decreux, entre outros (1889).

O arquivo era constituído por livros das religiosas professas, religiosas defuntas, patentes, eleições, tombo, livro de actas, entre outros.

Inclui recibos de um quadro representando o "Calvário", que esteve patente na Exposição da Arte Ornamental, em Lisboa, e foi entregue a Augusto Teixeira de Aragão (1881), e relativos a quadros pintados a óleo levados para a Academia de Belas Artes, entre outros (1889).

Integra os jornais "Revista de Setúbal", e "O Distrito" (1895), a relação dos objectos escolhidos pela Academia Real de Belas Artes de Lisboa para o Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia de Lisboa - um violoncelo com caixa, um quadro em madeira pintado a óleo, padrões diversos de azulejos árabes, arca de ouro velha, entre outros -, assinada por António Tomás da Fonseca (1889).

Inclui uma petição de D. Maria Emíla Negrão Barradas, para obter um terreno a fim de estabelecer um asilo para pobres e uma creche.

Reúne documentos sobre a Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.

Por Carta de Lei de 28 de Janeiro de 1892, foi concedida a posse definitiva do edifício do Convento, a igreja, cerca pequena, cerca grande e a casa do capelão (excepto os objectos de arte e livros) à Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, para ali instalar um hospital. A Mesa tomou posse dos bens, a 7 de Maio de 1892.

Em 1892, a superiora do Asilo das Irmãzinhas dos Pobres, de Campolide, solicitou uma sineta.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Jesus de Setúbal, cx. 1948
Original numbering
IV/I/61 (1) a IV/I/61 (2) - caixa 72
Language of the material
Português
Notes
Nota ao elemento de informação "Âmbito e conteúdo":

A "Memória" manuscrita tem um apontamento a lápis "capuchas".
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:24