Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Consolação de Elvas de Portalegre

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00089
Title type
Formal
Date range
1862 Date is certain to 1927 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento foi extinto por Decreto de 19 de Março de 1862, por não existir o número suficiente legalmente exigido de religiosas para o funcionamento da instituição, residia somente uma religiosa, de 80 anos de idade.

Contém listas de foros para arrematação impressas, autos de avaliação de foros de bens imóveis (herdade de Campos, do conde de Arnoso, entre outros), relações de foros e pensões apresentados pelas religiosas do Convento para avaliação, de propriedades, capitais mutuados, alfaias e preciosidades (1857).

Integra o inventário dos bens (foros e pensões) do extinto Convento, elaborado por José Maria Rodrigues, da Repartição da Fazenda, do distrito de Portalegre (1905), bem como cópias dos inventários de todos os documentos de foros e pensões, realizados por António Miguel Ribeiro Carvalho, da Repartição de Fazenda (1862 e 1863).

O cartório (encontrava-se à guarda do padre José Maria Leal Murteir,a foi inventariado por António Miguel Ribeiro Carvalho, era composto por documentos das herdades arrematadas perante a Junta do Crédito Público a várias pessoas, livros da capela não extinta de António Gonçalves dos Reis, certidões de avaliação de prédios provenientes de dotes, da extinta capela instituída pelo padre Estêvão Domingos Pereira (traslado do testamento), breves apostólicos, tombos, livros de receita e despesa, entre outros (8 de Janeiro de 1863).

Inclui documentação do conde de Sampaio, bem como certidões, a cópia do Decreto de 15 de Dezembro de 1862, da conservação da igreja e suas dependências do extinto Convento de São Domingos de Elvas.

Os quadros de porcelana que se encontravam um altar da igreja, e não pertenciam ao Convento das dominicas de Elvas, foram remetidos ao rei D. Fernando.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Consolação de Elvas de Portalegre, cx. 2012
Original numbering
IV/A/61 (1) a IV/A/61 (18) - caixa 118
Language of the material
Português
Related material
Relação completiva:

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Convento do Bom Jesus de Monforte de Portalegre, cx. 2011, código de referência: PT-TT-MF/DGFP/E/2/88.
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:27