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Inventário de extinção do Convento de Santa Clara de Portalegre

Description level
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Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00092
Title type
Formal
Date range
1856 Date is certain to 1932 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 1 planta; papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 21 de Agosto de 1898, por morte da última religiosa professa D. Maria Francisca de Assis de Barros.

Contém o inventário geral dos bens do suprimido Convento, participaram D. Maria Francisca Tavares Portugal, corista, encarregada da gerência administrativa, Alfredo Henrique Cabral Palmeiro, Francisco José Gomes, Sebastião António Rodrigues e Silva, Joaquim Velez Caroço, João dos Santos Rodrigues Tenório, e José Maria Gomes, escrivão da Fazenda (1898-1900, 75 f.).

O cartório continha pergaminhos de foros, rendas e emprazamentos do séc. XIV a XVI, livro das profissões, dotes, ordenados, breves, contas, tombos das medições, dos títulos, foros, livros de dotes de religiosas, bulas e privilégios pontifícios, alvará régio do donativo da propriedade denominada Banhos da Rainha D. Leonor, entre outros. Foi examinado por Lino da Assunção, Inspector Geral das Bibliotecas e Arquivos Públicos, e recolhido pela Instituição em 1899.

Integra vários cadernos do inventário da descrição e avaliação do Convento, bem como do Hospício anexo, assinados pela prelada soror Maria Joana do Santíssimo Sacramento, e pela escrivã soror Maria Amália da Conceição da Rocha (1857-1858), escrituras de empréstimos feitos com fundos do Convento, alfaias, objectos preciosos, de culto e profanos, auto do inventário do cartório, capitais mutuados, entre outros.

Contém também o rol das pessoas existentes no suprimido Convento, por ocasião da morte da última religiosa, a planta, da Direcção das Obras Pública de Portalegre (1899), relação dos objectos do uso exclusivo do culto (1900).

Compreende a relação e minutas do inventário dos bens do Convento (1858), autos de avaliação de foros impostos em herdades, cópias de escrituras de aforamento e de compra, inventários dos bens pertencentes às capelas da Senhora das Dores, da Senhora da Apresentação, do Senhor dos Passos, de São Pedro, administrados pelo Convento das religiosas de Santa Clara de Portalegre (1871).

Inclui o termo de entrega por depósito dos objectos de culto (1900), autos cíveis de avaliação de vários foros no concelho da Fronteira, Arronches, Crato, entre outros, autos de avaliação da herdade Casa Branca do visconde do Paço do Lumiar, relações de foros para venda, cópia do testamento de D. Branca de Carvalho, de 26 de Agosto de 1652.

Contempla o inventário geral dos bens do Convento (1857, 53 f.). Neste inventário consta a notícia sobre a fundação do convento, e também, a reedificação da igreja em 1797.

Integra documentação do visconde de Reguengos acerca da herdade da Torre, situada na freguesia de Santiago de Caiola ou Urra, concelho de Portalegre, bem como a carta de soror Maria Francisca de Assis, única e última religiosa, que habitava no Convento, a propor ao arcebispo Gaudêncio e bispo da diocese de Portalegre, que depois da sua morte se instalasse no Convento e anexos, um instituto das irmãs de Santa Doroteia para educação de meninas de várias classes sociais incluindo as desvalidas (Portalegre, 1895), da Câmara Municipal de Portalegre, entre outros.

Compreende também um conjunto de documetos sobre a cedência da água do Convento.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Clara de Portalegre, cx. 2015 e 2016
Original numbering
IV/A/64 (1) a IV/A/64 (70) - caixa 121 e 121-A
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
06/12/2021 18:12:55