Available services

Inventário de extinção do Convento de São Bento de Avé Maria do Porto

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00098
Title type
Formal
Date range
1858 Date is certain to 1941 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 3 plantas; papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 18 de Maio de 1892, por morte da última religiosa.

Foi fundado em Junho de 1518, por el rei D. Manuel, tendo as obras terminado no reinado de D. João III.

Em 6 de Janeiro de 1535, recolheram-se neste Mosteiro as religiosas provenientes do Mosteiro de Tarouquela e Tuías que se lhe uniram.

Contém o inventário dos domínios directos de prazos do Mosteiro de São Bento de Avé Maria (1876), cadernos da descrição e avaliação das propriedades rústicas e urbanas (1859), do valor dos títulos de crédito Público e escrituras de empréstimos feitos com fundos do Convento, das alfaias, painéis, livros, impressos e manuscritos, e mais objectos preciosos, entre outros.

Reúne cadernos da descrição e avaliação do Convento, elaborados por Francisco António da Fonseca, estando presentes a abadessa D. Ana Delfina de Andrade, a prioresa D. Ana Albina Xavier Ferraz, a escrivã D. Joaquina Emília de Andrade, o doutor promotor do Auditório Eclesiástico da cidade do Porto, José Caetano do Couto, em 5 de Agosto 1858. O conjunto arquitectónico foi avaliado por Manuel Moreira, arquitecto e louvado.

Integra o inventário dos bens foreiros ao suprimido Convento, situados no concelho de Cambra, distrito de Aveiro, freguesia de Nossa Senhora da Natividade de Macieira de Cambra, elaborado por José Maria de Lima (1900, 230 f.)

Inclui o índice-mapa das avaliações, destrinças e rateio de foro de todos os prazos, impostos nas propriedades desta freguesia, bem como de Carragosela, concelho de Seia e distrito da Guarda relativa à Quinta de Carrosela, sendo enfiteuta D. Ana Máxima, viúva de Luís de Oliveira, da freguesia de Santa Comba (um prazo do Casal da quinta de Santa Comba e das Moitas e Souto de Vila Chã), da freguesia de São Pedro do Sul, distrito de Viseu (um prazo do Casal chamado de Cotos, sendo enfiteuta D. Delfina Feliciana de Vasconcelos), do concelho de Sinfães (distrito de Viseu), dos domínios directos, prazos, do concelho de Vila da Feira (1888), listas de foros para arrematação (impressas).

Contém o inventário dos bens e foros situados nas freguesias de Santiago de Custóias, Matosinhos e Ramalde, do concelho de Bouças, Porto (1891), no concelho de Marco de Canaveses (1890), no concelho de Vila Nova de Gaia, freguesia de Sandim (1891), bens sujeitos a desamortização situados no concelho de Barcelos, distrito de Braga, elaborado por António Augusto de Almeida Azevedo, encarregado dos inventário (1886, 95 f.).

Compreende o inventário da descrição e avaliação dos bens móveis do extinto Convento de São Bento de Avé Maria, participaram no acto o Dr. Júlio Xavier de Oliveira Barros, D. Adelaide Angelina Teixeira de Carvalho Cardoso, secular, o padre Francisco Soares da Cunha, e Pedro de Leite de Melo e Alvim, da repartição de Fazenda, elaborado entre 1892-1893, 44 fl.

Integra o caderno n.º 1 do inventário primitivo com a relação de todos os bens e rendimentos do suprimido Convento, organizado em face dos livros do mesmo Convento, e em conformidade do ofício da Direcção Geral dos Próprios Nacionais de 5 de Dezembro de 1893.

Inclui a relação de foros do extinto Convento de Santa Maria de Arouca.

Contempla o fascículo n.º 8 dos bens dos foros pertencentes ao Real Mosteiro de São Bento de Vairão, concelho de Vila do Conde e distrito do Porto, cujo termo de encerramento data de Vila do Conde, 30 de Setembro de 1890, assinaram o padre João de Sousa Reis Cerqueira, Tomás de Aquino, entre outros.

Contém a relação dos livros e manuscritos que foram entregues à Inspeção Geral das Bibliotecas e Arquivos Públicos, e dos livros que ficaram em poder da repartição da Fazenda (1893), relação dos objectos de culto (1892), entre outras relações de objectos, sendo alguns recolhidos pelo Museu Nacional de Belas Artes.

A igreja e outras dependências foram entregues à Irmandade de São Bento de Avé Maria do Porto.

Compreende documentação da Câmara Municipal do Porto: a planta geral do projecto de modificação da Estação central do Porto, dos Caminhos de Ferro do Minho e Douro (1893), da expropriação de parte do edifício do Convento para arruamentos, planta geral do projecto de construção para exploração provisória da Estação Central do Porto, dos Caminhos de Ferro do Minho e Douro (1893), da entrega do edifício do Convento ao director dos Caminhos de Ferro do Minho e Douro (1894), bem como da Ordem Terceira da Santíssima Trindade da cidade do Porto, e de D. Maria Isabel de Castro e Lemos, condessa de Cascais (1912) entre outros.

A documentação menciona bens nos concelhos do Porto, Arouca, Gondomar, Maia, Marco de Canaveses, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Oliveira de Azeméis, São Pedro do Sul, Valongo, Ovar, Sinfães (Viseu), entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São Bento de Avé Maria do Porto, cx. 2033 a 2039
Original numbering
IV/A/22 (1) a IV/A/33 (3) - caixa 130, 131, 132, 133, 134, 135, 135-A
Language of the material
Português
Related material
Relação completiva:

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Convento de São Bento de Vairão de Vila do Conde do Porto, cx. 2019 e 2020, código de referência: PT-TT-MF/DGFP/E/2/94.
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
12/02/2019 08:47:04