Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Clara de Santarém

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00100
Title type
Formal
Date range
1856 Date is certain to 1922 Date is certain
Dimension and support
1 proc., papel, perg.
Scope and content
O Convento foi extinto em 18 de Abril de 1902, por morte da última religiosa D. Maria Inocência Xavier Leite.

Foi erecto pelo rei D. Afonso III, em 1259, com várias rendas provenientes do património real, e de legados de particulares.

Contém cadernos de inventário de descrição e avaliação dos prédios rústicos e urbanos, do Convento, igreja, e anexos, alfaias, trastes de valor, painéis, livros, títulos de crédito público, elaborados por Luis Maria Mendes Pinheiro, aspirante de 1.ª classe, sendo abadessa soror Mariana Balbina Aragão (1859).

Integra o processo de avaliação dos bens do Convento, elaborado por Francisco Manuel da Silva Bastos, sendo abadessa soror Maria Ana da Natividade Veiga (1868, 308 f.).

Compreende a relação das religiosas e mais empregados do Mosteiro (1856), de despesa, objectos preciosos, alfaias, quadros descritos e avaliados pelo pintor João Maria Casimiro, entre outros avaliadores relacionados com os objectos mencionados (1859), mapa das dívidas activas e passivas, provenientes de foros e de juros de capitais mutuados (1856).

Contém a cópia da carta de entrega de alfaias, objectos sagrados, e diversos objectos das várias dependências do Convento, e da Igreja, que recebeu a abadessa do Real Mosteiro de Santa Clara, soror Eugénia Josefa de Meneses no princípio do seu primeiro triénio, da ex-abadessa madre Rosa Miquelina do Amor Divino, em 24 de Maio de 1815, copiada do Livro de Lembranças do Cartório de 1778-1821 pela escrivã do convento soror Rita de Cássia.

Inclui o inventário de todos os bens do suprimido Convento (1902, 432 p.), bem como a relação dos termos e documentos de entrega dos objectos de culto e profanos do espólio, concedidos a diversas instituições.

O cartório continha um caderno com a relação de livros e documentos, que por Decreto de 2 de Outubro de 1862, e Portaria de 29 de Janeiro do mesmo ano, do Ministério do Reino, foram transferidos para o Arquivo da Torre do Tombo, em 5 de Outubro de 1864, a saber:

- documentos dos séculos XIII- XVII;

- 11 livros encadernados em pasta de pergaminho, onde se achavam registados documentos dos séculos XIII-XVII. Totalizando 2135 documentos, dos quais 73 eram manuscritos em pergaminho, e 1432 em suporte papel.

Continha obras de diversos autores, incluindo folhetos, livros truncados ou incompletos, e alguns manuscritos que foram enviados às Bibliotecas e Arquivos Nacionais, em 12 de Setembro (1902), escrituras de compra de um prazo foreiro à Fonte das Padeiras, de aforamento da duquesa de Lafões, e da quinta da Alorna ao barão da Junqueira, do capitão Sebastião António Schiappa, e de compra feita a Carlos Infante da Câmara, entre outras escrituras (incluindo os nomes dos intervenientes, prédios rústicos ou urbanos, data, e localidades), o

livro mestre da Confraria das Almas (1851), carta de emprazamento do rei D. Afonso feita a Moisés Cacou, judeu, para possuir o Casal da Ponte Pedrinha (caminho de Sintra) (1481), emprazamento feito a Henrique Palyarte, carta de confirmação do rei D. Dinis feita a sua irmã D. Leonor, confirmando o testamento do rei D. Afonso que deixara à sua filha D. Leonor a herdade de Mortágua, e aos seus sucessores (1330), transferência da religiosa D. Margarida de Melo, do Mosteiro de Santa Clara de Lisboa para o de Santa Clara de Santarém após reforma mandada fazer pelo rei D. Manuel (1525), entre outros.

Reúne relações de foros e censos para venda do suprimido Convento, bem como autos de avaliação de domínios directos, autos cíveis para avaliação dos foros, listas de foros para arrematação (impressas).

Contempla a carta de venda de D. Luís I, do foro imposto em um prazo no 4.º Bairro de Lisboa arrematado por Miguel Seixas, em 9 de Novembro de 1888, feita por Francisco Eduardo Laroche Barbosa Martins Ludovice (perg.).

Contém uma brochura intitulada "Decreto Orgânico - Mais Legislação Correlativa, do Conselho dos Monumentos Nacionais. Lisboa: Imprensa Nacional. 1902, 15 p.

O edifício do Convento e as suas dependências foram cedidos provisoriamente ao Ministério da Guerra, por despachos de 30 de Janeiro, e de 30 de Maio de 1903, e à Câmara Municipal de Santarém (1910), alguns objectos foram entregues à Academia Real de Belas Artes, os livros enviados às Bibliotecas e Arquivos Nacionais, entre outras instituições (1904).

A documentação menciona bens nos concelhos de Santarém, Azambuja, Cartaxo, Alenquer, Golegã, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Clara de de Santarém, cx. 2041 a 2042
Original numbering
IV/A/42 (1) a IV/A/42 (82) - caixa 143, 143-A
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
28/03/2011 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:28