Marquês de Faria

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MFR
Title type
Formal
Date range
1839-09-23 Date is certain to 1937-05-31 Date is certain
Dimension and support
3 cx.; papel e suportes diversos
Biography or history
António de Portugal de Faria (1868-1937), mais conhecido pelo título de Marquês de Faria, que lhe foi concedido por breve de Leão XIII, foi o 2º Visconde de Faria, filho de Augusto de Faria, 1º Visconde. Fidalgo da Casa Real, comendador da Ordem de Cristo, cavaleiro de Malta, foi cônsul em vários países, secretário do comissário português na Exposição Universal de Paris, delegado da Alliance Scientifique Universelle, de Paris, camareiro secreto de Capa e Espada de Pio X, Bento XV e Pio XI. Foram-lhe concedidas várias condecorações nacionais e estrangeiras, entre as quais a grã-cruz da Ordem do Santo Sepulcro. Pertenceu a numerosas colectividades científicas, entre as quais o Instituto de Coimbra, Sociedade de Geografia de Lisboa, Associação dos Arqueólogos Portugueses, Conselho Heráldico de Portugal, entre outras. Deixou vasta bibliografia na qual predominam estudos genealógicos e heráldicos.
Custodial history
A caixa 2 contém três pastas vazias com os seguintes títulos: Espanha, Suíça e Soberana Ordem Militar de Malta.
Acquisition information
Documentação oferecida pelo 2º Visconde e 1º Marquês de Faria, António de Portugal de Faria, em 1934 e 1935.
Scope and content
Diplomas do Visconde de Faria e de seu sogro Guilherme Frederico de Portugal da Silveira de Barros e Vasconcelos; correspondência e condecorações.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para consulta e a horário restrito.
Language of the material
Português, francês, espanhol, italiano, árabe e inglês.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Marquês de Faria". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Lucília Runa; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 162-163. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).
Creation date
29/12/2006 00:00:00
Last modification
29/03/2022 11:14:33
Record not reviewed.