Miscelâneas Manuscritas

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/MMS
Title type
Atribuído
Date range
1524 Date is certain to 1746 Date is certain
Dimension and support
3 vol. (437 doc.), papel
Custodial history
Desconhece-se a história da formação desta colecção e a sua história custodial. Um dos volumes (vol. nº 2) apresenta o carimbo de formato redondo da "Bibliotheca da R. Caza de S. Vicente". Tanto pode ter sido formada por códices retirados de vários fundos, como adquiridos individualmente.

Quanto à história arquivística, esta colecção aparece identificada em "Arquivo Nacional da Torre do Tombo: roteiro prático de Mesquita de Figueiredo" e em " O Arquivo da Torre do Tombo" de António Baião e Pedro de Azevedo, como sendo as caixas 12 e 13 da 2ª parte da Colecção Especial.

No Roteiro do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, organizado por José Gaspar de Almeida em 1965, esta documentação aparece já com a denominação de Miscelâneas Manuscritas.

O volume 4, referente ao Conde da Castanheira, esteve indevidamente identificado como Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça.

O volume n.º 1 que se encontrava nesta colecção, que fora retirado do Conselho Geral do Santo Ofício, foi reintegrado no fundo de origem (cota actual: Conselho Geral do Santo Ofício, liv. 88).
Acquisition information
Desconhece-se a data de entrada desta documentação na Torre do Tombo.
Scope and content
A documentação que integra esta colecção é diversa e, aparentemente, sem qualquer relação entre si. O volume 2 é constituído por correspondência de carácter diplomático, que abrange o período de 1724 a 1746, originais e minutas para D. Luís da Cunha, para Francisco Mendes de Góis, e de Diogo de Mendonça Corte Real e António Baptista para Marco António de Azevedo Coutinho, num total de 97 documentos.

O volume 3 contém correspondência dirigida a D. Rodrigo de Meneses (governador do Porto) remetida por D. João IV, D. António de Meneses, Fernão Teles de Meneses, o reitor do colégio de São Paulo, entre outros, sobre a administração militar, política, judicial das cidades do Porto e Braga. São 203 documentos datados de 1633 a 1668.

O último volume, nº 4, é referente a D. António de Ataíde (1º Conde da Castanheira), englobando documentação de carácter particular e público. São de referenciar o testamento do Conde da Castanheira, minutas de cartas dirigidas a seu filho D. Jerónimo de Ataíde, e alguns textos poéticos. De entre os correspondentes encontram-se D. João III, Pêro de Alcáçova Carneiro, D. Leonor de Mascarenhas, Manuel de Sousa, Francisco Lobo, Martim Afonso de Sousa. A documentação, que na sua maioria é constituída por minutas de cartas, versa sobre os mais variados assuntos, designadamente, as relações diplomáticas de Portugal com outras nações europeias, existindo algumas instruções diplomáticas, a venda de especiarias, problemas de navegação e constituição de armadas, e pareceres do Conde da Castanheira sobre aspectos da administração do reino.
Arrangement
Os volumes estão numerados sequencialmente.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Miscelâneas manuscritas: catálogo L 789. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2020. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 789. Disponível no Sítio Web da Torre do Tombo em http://antt.dglab.gov.pt/informacoes-uteis/arquivo-de-documentos/

Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Miscelâneas Manuscritas". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 12-14. Acessível no IAN/TT, IDD (L 602/6).

PORTUGAL, Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Miscelâneas Manuscritas. [Manuscrito]. [1850-1950] . Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (C 552A).
Related material
Relação complementar: Portugal, Biblioteca Nacional; Portugal, Torre do Tombo: Colecção São Lourenço (PT-TT-CSL); Ministério dos Negócios Estrangeiros (PT-TT-MNE).

Reino Unido. Harvard University, Houghton Library. Fernando Palha Collection of Portuguese Historical Autographs, 1523-1890 (MS Port 19). As minutas do Conde da Castanheira têm relação directa com a correspondência recebida do Rei, hoje em Harvard, proveniente da Coleção Palha, e publicada em:

FORD, J. D. M. - Letters of John III King of Portugal: 1521-1557. Cambridge, Harvard University Press, 1931.

FORD, J. D. M. - Letters of the Court of John III King of Portugal. [S.l., s.n.]. 1931.
Publication notes
ALMEIDA; José Gaspar de, (org.) - Roteiro do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. [Lisboa]: Arquivo Nacional /Torre do Tombo, 1962. Acessível no IAN/TT, Nº 882.
AZEVEDO, Pedro A.; BAIÃO, António - O Arquivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. Ed. Fac-símile. Lisboa: ANTT; Livros Horizonte, 1989. p. 29
FIGUEIREDO, A. Mesquita de - Arquivo Nacional da Torre do Tombo: roteiro prático. Lisboa: Livraria Universal, 1922. p. 63
Notes
Nota ao campo datas: Predominantemente 1527-1563; 1633-1668; 1724-1746

Creation date
28/12/2006 00:00:00
Last modification
14/07/2022 08:52:52