Mosteiro de Santos-o-Novo de Lisboa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSN
Title type
Atribuído
Date range
1207 Date is certain to 1749 Date is certain
Dimension and support
2 liv., 7 cad., 2166 doc.; perg. e papel
Biography or history
O Mosteiro de Santos-o-Novo de Lisboa era feminino e pertencia à Ordem de Santiago.

Era também conhecido por Convento das Comendadeiras de Santos, Comendadeiras da Ordem de Santiago da Espada, Convento de Santos-o-Novo.

Foi uma refundação da casa e herdade que o rei D. Afonso Henriques, inicialmente, erigira em memória dos Santos Mártires de Lisboa, os beatos Veríssimo, Máxima e Júlia, irmãos martirizados entre o ano 300 e 400, sepultados nesse lugar que se veio a chamar de Santos.

Em 1194, o rei D. Sancho I doou a casa à Ordem de Santiago, para que edificasse aí um mosteiro de freires clérigos.

Em 1207, a Ordem de Santiago instalou-se com algum freires professos para a organização do culto divino.

Em 1221, o rei D. Afonso II aí estabeleceu um aniversário por sua alma.

Em 1233, as freiras da Ordem de Santiago mudaram-se da casa de Arruda dos Vinhos, para a de Santos, dando origem a uma comunidade dúplice.

Na década de 1260, o mosteiro passou a ser apenas feminino, foi dotado dos rendimentos necessários a 12 freiras.

O mosteiro das Comendadeiras da Ordem de Santiago era, inicialmente, destinado às mulheres, filhas e viúvas dos freires da Ordem de Santiago.

Depois de diversas vicissitudes, o Mosteiro de Santos-o-Novo foi mandado construir por D. João II, dadas as pequenas dimensões do Mosteiro de Santos-o-Velho.

Em 1360, em 6 de Agosto, o Mosteiro tomou posse do senhorio da vila de Aveiras de Cima e de Vale Paraíso.

Em 1565, por bula do papa Paulo II, a jurisdição e apresentação da igreja de Aveiras foram unidas ao Mosteiro.

D. Sebastião determinou a forma da visitação do Mosteiro de Santos-o-Novo.

Em 1579, em 24 de Novembro, recebeu regimento do rei D. Henrique.

Em 1580, em 23 de Janeiro, a comenda de Canha, que pertencia à Mesa Mestral da Ordem de Santiago, foi anexada ao Mosteiro de Santos-o-Novo.

Após a extinção das Ordens religiosas as comendadeiras mantiveram-se no mosteiro. Em 1895, o mosteiro foi formalmente extinto, ainda que a última freira fosse viva.

Localização / freguesia: Penha de França (Lisboa, Lisboa)
Custodial history
A condessa de Vimioso, comendadeira do Mosteiro de Santos-o-Novo, entregou à Torre do Tombo, os documentos do cartório de difícil leitura, solicitando ao Arquivo a respectiva certidão, bem como a certidão de diplomas da Torre do Tombo que dissessem respeito ao Mosteiro. Os documentos entregues foram guardados na Gaveta 21. Em virtude dos Avisos de 24 de Abril de 1792 e de 20 de Março de 1795, a Torre do Tombo enviou cópias autênticas dos documentos solicitados para este Mosteiro.

Em 1863, em 2 de Outubro, foram recebidos no Mosteiro de Santos-o-Novo, 1653 documentos em pergaminho, 7 cadernos em pergaminho e 413 documentos em papel, para serem incorporados na Torre do Tombo, como consta nas respectivas relações assinadas por Roberto Augusto da Costa Campos, oficial diplomático encarregado de receber o cartório, e por D. Joana Mourinho de Albuquerque, secretária do Mosteiro.

A descrição dos documentos foi feita, na sua maioria, a partir das descrições já existentes nos ID, ou do sumário patente no verso dos documentos.
Scope and content
Contém bulas, breves, letra de núncio, rescrito do papa Leão X, indulgências, cartas régias de guarda e encomenda concedidas ao Mosteiro, cartas de privilégio (incluindo confirmações), carta do grão-mestre, de nomeação de comendadeiras, de alforria, de legítimação, alvarás, regulamentos, foral da vila de Aveiras, cópia do foral de Coina, inibitórias, monitória relativa à Igreja de Santa Maria de Valada, testamentos (incluindo cédula), carta de visitação da Igreja de Aveiras, provisão do arcebispo de Lisboa autorizando a alteração do projecto da Igreja de Aveiras de Baixo, a mercê da quinta de Milreu, no termo de Faro.

Contém também cartas de venda, de compra, de aforamento, de emprazamento, de doação de dinheiro e de bens, de partilha, de quitação, de licença para aforamento, de sesmaria, de arrematação, renúncias, padrões de tença e de juro, documentos relativos a troca e a repartição de bens, a demarcações da vila de Aveiras e desta com a Azambuja, contratos, tombo de escrituras de bens situados em Santarém.

Os bens do Mosteiro situavam-se em várias freguesias de Lisboa e em outros locais tais como, Santa Engrácia, Santo Estevão, Salvador, São Miguel, São Vicente de Fora, São Tiago, São Pedro de Alfama, Sé, São João da Praça, Madalena e São Mamede, São Julião, São Nicolau, São Sebastião da Pedreira, São Paulo, Madalena, Santa Justa, São José, Santa Cruz do Castelo, Mártires, Santa Catarina, na Rua Nova, Santos-o-Velho, Santos-o-Novo, Campolide, Alcântara e Santa Justa, Alfornel e Mouraria, Charneca, Covas, Ameixoeira, Moutelas, Portela, São Romão, Sapataria, Alcáçova, Conceição Velha, Mouraria, Lumiar, Olivais, Charneca, Loures, Benfica, Torres Vedras, Sintra, Cascais, Colares, Alhos Vedros, Coimbra, Palmela, Alcácer, Aveiras, Paraíso, Alenquer, Santarém, Golegã, Vale de Donas, A-da-Beja, Bucelas, Torres Vedras, Coina, Almada, Palmela, Ferreira, Torrão, Beja, Canha, Barreiro, Azambuja, Alenquer, Golegã, e em outras localidades.

A documentação refere as freiras do Mosteiro de Santos-o-Novo, as quintas de Palma e da Golegã entre outras, o núncio Jerónimo Ricenas, a capelania de Aveiras, obras no Mosteiro, o Mosteiro de Odivelas, o hospital dos Palmeiros, o Mosteiro de São Vicente de Fora, o Mosteiro do Salvador, o Cabido da Sé de Lisboa, o prior e beneficiados da Igreja da Madalena, a mercê da quinta de Milreu, no termo de Faro, Joana Cernige, filha de João Baptista Cernige, arcipreste da Sé de Lisboa, D. Pedro de Castelo Branco, o Concelho de Sesimbra, D. Isabel de Lencastre, filha de D. Jorge, e neta de D. João II, professa no Convento de São João de Setúbal, que passou ao Mosteiro de Santos-o-Novo, onde tomou o hábito e professou, entre outros.
Arrangement
Ordenação numérica dos documentos.
Language of the material
Latim e português.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Mosteiro de Santos-o-Novo: instrumento de descrição L787. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2020. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 787. Disponível no Sítio Web da Torre do Tombo em: http://antt.dglab.gov.pt/informacoes-uteis/arquivo-de-documentos/.

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - Mesa da Consciência e Ordens. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha, Anabela Azevedo Jara; colab. Catarina Guimarães... [et al.]. [ed lit.] Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Lisboa: IAN/TT, 1997. p. 364. Exemplar disponível no Serviço de Referência da TT: (L 601). ISBN 972-8107-40-4.

Catálogo dos documentos de seis maços com 117 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 1 (C 398).

Catálogo dos documentos do maço único com 129 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativos às freguesias de Santa Engrácia, Santo Estêvão, Salvador, São Miguel, São Vicente de Fora, São Tiago, São Pedro de Alfama, Sé, São João da Praça, Madalena e São Mamede, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 2 (C 399).

Catálogo dos documentos de cinco maços com 98 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativo à freguesia de São Julião e à Rua Nova, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 3 (C 400).

Catálogo dos documentos de oito maços com 156 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativos às freguesias de São Nicolau, Mártires, a Santos-o-Velho, Campolide, Alcântara e Santa Justa, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 4 (C 401).

Catálogo dos documentos de oito maços com 174 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativos a São Sebastião da Pedreira, Alfornel e Mouraria, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 5 (C 402).

Catálogo dos documentos de nove maços com 192 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativos à Charneca, Covas, Ameixoeira, Moutelas, Portela, São Romão, Sapataria, Alcáçova e Loures, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 6 (C 403).

Catálogo dos documentos de sete maços com 139 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativos a Torres Vedras, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 7 (C 404).

Catálogo dos documentos de cinco maços com 100 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativos a Sintra, Cascais, Colares e Almada, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 8 (C 405).

Catálogo dos documentos de dez maços com 202 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativos a Coina, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 9 (C 406).

Catálogo dos documentos de seis maços com 129 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativos a Alhos Vedros, Coimbra, Palmela, Alcácer e outras localidades, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 10 (C 407).

Catálogo dos documentos de nove maços com 167 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativos ao Ribatejo, Aveiras, Paraíso, Alenquer, Santarém, Golegã e Coimbra, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 11 (C 408).

Catálogo de 50 pergaminhos do Mosteiro de Santos-o-Novo, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 12 (C 409).

Catálogo de 121 documentos em papel do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativos a Santos-o-Novo, Santa Engrácia, Santo Estevão, São Vicente, São Miguel, São Pedro de Alfama, São Julião, São Nicolau, Mártires, Santa Catarina, Vale de Donas, Olivais, Charneca, Sapataria, São Paulo, Conceição Velha, Santos-o-Velho, Madalena, e São João da Praça, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 13 (C 410).

Catálogo de 171 documentos em papel do Mosteiro de Santos-o-Novo, relativos a Santa Justa, São José, São Sebastião, Santa Cruz do Castelo, Mouraria, Lumiar, Loures, A. de Beja, Bucelas, Benfica, Sintra, Cascais, Torres Vedras, Coina, Almada, Palmela, Ferreira, torrão, Beja, Canha, Barreiro, Azambuja, Alenquer, Golegã, recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 14 (C 411).

Catálogo de 121 documentos em papel de diversos maços do Mosteiro de Santos-o-Novo recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 15 (C 412).

Índice dos sete cadernos escritos em pergaminho do Mosteiro de Santos-o-Novo recebidos no Mosteiro em 2 de Outubro de 1863 para serem incorporados na Torre do Tombo, v. 16 (C 413).

Catálogo dos documentos da caixa 5, actuais maços 50 a 53, n.º 1006 a 1082 do Mosteiro de Santos: verbetes do espólio de Silva Marques, 1978 (C 1073).

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO. DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE ARQUIVÍSTICA - "Guia geral dos fundos da Torre do Tombo: Primeira parte: Instituições do Antigo Regime: Administração Central". Coord. José Mattoso... [et. al.]; fot. José António Silva. 1.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. p. 332. Exemplar disponível no Serviço de Referência da TT: (L 602 1). ISBN 972-8107-42-0
Alternative form available
Existe cópia de consulta em formato digital.
Related material
Portugal, Torre do Tombo,

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo da Casa da Coroa, Colecções de Cópias, NA 897 A (4/8).

Portugal, Torre do Tombo, Gaveta 21.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de São Vicente de Fora

Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Santiago e Convento de Palmela

Portugal, Torre do Tombo, Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, mç. 243, n.º 4.

Portugal, Torre do Tombo, Ministério dos Negócios Eclesiásticos e Justiça, Maço 268, n.º 4, Caixa 214 - Consultas da Comissão Eclesiástica da Reforma. 1822-1823.
Publication notes
REGIMENTO DO MOSTEIRO DE SANTOS DA ORDEM DE SANT-IAGO DA ESPADA. Lisboa: na Off. de Antonio Rodrigues Galhardo, 1793. 51 p. ; 2º (32 cm). No final do texto : Dado em Lisboa [Alvará de Regimento] aos dezoito de Março de 1793. [Assina] Príncipe [Regente D. João]. - Capital inicial ornamentada com o escudo das armas reais portuguesas. - Encadernado com: Oito outros títulos SP 2983 (1) e (2) e (4) a (9). Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SP 2983 (3)
MATA, Joel Silva Ferreira - A Comunidade Feminina da Ordem de Santiago: a Comenda de Santos em finais do século XV e no século XVI: um estudo religioso, económico e social. Porto: Fundação Eng. António de Almeida; CEPESE, 2009. Militarium Ordinum Anaclecta: Fontes para o estudo das Ordens religioso-militares. n.º 9. ISBN: 978-972-8386-70-2. Disponível na WWW: URL https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/militarium-ordinum-analecta-n.o-9.
OLIVEIRA, Luís Filipe - O Mosteiro de Santos e as freiras de Santiago e o culto dos Mártires. in: Olhares sobre a História: estudos oferecidos a Iria Gonçalves. Dir. Maria do Rosário Themudo Barata e Luís Krus. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2009. ISBN 9789898129970. Disponível na WWW: URL: https://www.academia.edu/11602587/O_mosteiro_de_Santos_as_freiras_de_Santiago_e_o_culto_dos_M%C3%A1rtires
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 484-485.
Creation date
05/11/2008 00:00:00
Last modification
14/07/2022 08:33:26
Record not reviewed.