Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Livro dos Copos" mandado fazer pelo rei D. João II a Álvaro Dias de Frielas

Description level
File File
Reference code
PT/TT/OSCP/A/001/00272
Title type
Atribuído
Date range
1484 Date is certain to 1750 Date is certain
Descriptive dates
1484-1489; 1503-1750
Dimension and support
1 liv. (504 f., 380 x 270 mm); papel
Custodial history
No ID C 271 está registada a falta do livro 138, cuja descrição é a seguinte: "livro e tabuada das escrituras, bulas e privilégios que estavam no cartório do dito convento". Foi acrescentada a lápis a nota: "feitos por Álvaro Dias de Frielas". Na sequência topográfica existe uma informação de que o livro 138 está em falta, o que foi verificado na fase de elaboração do primeiro roteiro. No final da caderneta 271, foram acrescentadas três fichas de outra mão, correspondentes aos livros 272 a 274. O livro 272, em 1905, já se encontrava na "Casa dos Tratados" (cf. AZEVEDO, Pedro de; BAIÃO, António - O Arquivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização, Lisboa, Academia de Estudos Livres, 1905, p. 103).

Segundo nota escrita na ficha do n.º 138, da caderneta 271, e sabendo-se que muitos códices foram guardados na Casa Forte sem a devida relação ao núcleo de origem, pode pôr-se a hipótese de se tratar do mesmo livro, o qual teria recebido novo número por o primeiro se ter perdido por qualquer motivo.
Scope and content
Códice que contém a história da Ordem de Santiago, incluindo privilégios, bulas, mercês e liberdades concedidas pelos papas e reis.

Na ilustração do livro é utilizado um tom verde-malva pouco frequente.

Na folha inicial apresenta a seguinte informação: "Livro das bulas, graças e doações, merces, privilegios e liberdades que os samtos padres e os reys pasados de gloriosa memoria derão e concederão a Ordem da Cavalaria de Samtiago da Espada nestes reinos de Portugal ho qual livro se chama vulgarmemte dos copos e foi mandado fazer por el rei Dom João o 2° que Deus them semdo guovernador e perpetuo administrador da dita Ordem. No ano de 1484 em Santarem."

De acordo com a bibliografia, a designação do livro pode ter as seguintes interpretações: "A primeira, e a mais sólida, remete-nos para o cargo de copeiro, ou seja, o oficial que coopera no zelo das receitas e administração da casa real. Sugestivamente, o copo também pode ser um componente de uma rede de pesca, onde se captura e reserva o peixe, o que poderá ter uma eventual conotação com os direitos que a Ordem pretende arrecadar através destes documentos. A segunda prende-se com a sua associação à terminologia militar, sendo o copo uma das partes da espada. A este nível, porém, tenha-se presente que, na época de elaboração do códice, o termo copo não era corrente e a peça correspondente era conhecída por guarda."

É composto por diversas partes, sendo a primeira delas, e mais extensa, a que integra documentação de proveniência apostólica, a segunda tem documentação régia que concede ou confirma privilégios à Ordem de Santiago, e as restantes contêm documentos organizados por uma referência geográfica.

Tem um índice no início.

Apresenta vários elementos iconográficos: figura de bispo, figura de rei de Portugal, provavelmente o rei D. João II, letra S capital desenhada com cabeças de freires-guerreiros e dragões, três eclesiásticos, títulos, capitais e caldeirões a verde e encarnado.

Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para a consulta e a horário restrito.
Physical location
Ordem de Santiago e Convento de Palmela, liv. 272
Language of the material
Português, latim
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 28
Publication notes
FONSECA, Luís Adão da - Livro dos Copos. Porto: Fundação Eng. António de Almeida, 2006. (Militarium Ordinum Analecta, 7). ISBN 918-972-8386-66-5. Disponível na WWW: URL: https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/militarium-ordinum-analecta-n.o-7
NOGUEIRA, Bernardo de Sá - Notas codicológicas sobre o Livro dos Copos da Ordem de Santiago (1484-1750). In: As ordens militares: freires, guerreiros, cavaleiros: actas do VI Encontro sobre Ordens Militares. Coord. Isabel Cristina F. Fernandes. Palmela: Município, 2012. 1º. vol, p. 85-98. ISBN 978-972-8497-56-9.
Notes
ttonline_tesouros_ordens_militares
Creation date
15/05/2006 00:00:00
Last modification
06/07/2022 09:38:14
Record not reviewed.