Obras Várias Impressas e Manuscritas do Núcleo Antigo

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/OVNA
Title type
Atribuído
Date range
1511 Date is certain to 1794 Date is certain
Dimension and support
32 liv.; papel
Biography or history
Desconhece-se a origem e história desta colecção. Apenas se sabe que as obras manuscritas, em língua italiana e latina, pertenceram à biblioteca do Marquês de Pombal.
Custodial history
Idêntica à do conjunto de fundos conhecidos por "Arquivo da Casa da Coroa".

Embora algumas das obras que integram actualmente esta colecção já existissem na antiga Torre do Castelo de S. Jorge, sobretudo as datadas do século XVI, supõe-se que esta colecção só tenha surgido como tal, no final do século XVIII, no decurso dos trabalhos de organização e inventariação do Real Arquivo levados a cabo pelo então guarda-mor, João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho, com o intuito de tomar conhecimento dos seus fundos, por um lado, facilitar as pesquisas, por outro. O inventário, então produzido, foi dividido em seis partes distintas, abarcando todas as colecções e fundos que integravam o Arquivo da Casa da Coroa. A parte 5ª do referido inventário, intitulada de "Diversas Matérias", incluiu a descrição de parte destes livros no âmbito de uma colecção intitulada Jurisdição Régia.

Com o advento do Liberalismo, e a consequente transformação do Arquivo Real em Nacional, esta documentação passou a fazer parte do património arquivístico do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Já no século XX, João Martins da Silva Marques, director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre 1950 e 1960, decidiu numerar em sequência a parte da documentação das "Diversas Matérias" do inventário anterior, surgindo, assim, o chamado Núcleo Antigo, onde a documentação inicial da Jurisdição Régia foi integrada, juntamente com outras obras, entretanto, agregadas, dando origem à actual colecção de "Obras Várias Impressas e Manuscritas do Núcleo Antigo".

Em 1990, no âmbito da reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a colecção das Obras Várias Impressas e Manuscritas do Núcleo Antigo foi transferida para as actuais instalações.
Acquisition information
Transferências sucessivas sem alteração de custódia, no caso dos documentos mais antigos.

Desconhecida, no caso dos posteriores a 1755.
Scope and content
Integra obras de períodos, proveniências e naturezas distintas referentes a: obras religiosas (Bíblias); políticas (Jurisdição régia do reino de Nápoles de autoria de Bartolomeu Ciocarello e documentos sobre a Inquisição de Niccola Fraggianni); documentos administrativos (escrituras notariais); relato de viagem (expedição da Nau Bretoa com destino a Cabo Frio, no Brasil); medidas legislativas (alvará impresso, proibindo as igrejas e comunidades eclesiásticas de comprarem bens de raiz e de reterem bens profanos, por compra ou herança, sem autorização régia); documentos de âmbito eclesiástico (execução de Letras Apostólicas de Pio VI referentes à restituição dos religiosos de São Pedro de Alcântara ao mosteiro de Mafra e dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho aos mosteiros de São Vicente de Fora, Grijó e Refóios de Lima e à transferência da Basílica Patriarcal da igreja do mosteiro de São Vicente de Fora para a Real Capela de Nossa Senhora da Ajuda, de que foi executor o cardeal D. José Maria de Melo, inquisidor geral.).
Arrangement
Temática
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.

Existem, no entanto, restrições de acesso e de horário para os documentos que se encontram na Casa Forte sem reprodução em suporte alternativo.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Serviço Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Italiano, Latim e Português
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Obras várias impressas e manuscritas". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; fot. José António Silva.Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-42-0. p. 96-99. Acessível no IAN/TT, IDD (L.602).

Inventários:

COUTINHO, João Pereira de Azeredo - Núcleo Antigo: inventário. [Manuscrito]. 1776. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L. 299A). Descrição de livros desta colecção nas fl. 74 e 75.

FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias; Ó RAMOS, Maria de Fátima Dentinho - Núcleo Antigo: inventário [Dactilografado]. 1995. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 574).

- "Obras várias impressas e manuscritas" in Núcleo Antigo: Inventário. Lisboa: AN/TT, 1996. 360 p. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-20-X. p. 178-183. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 574).
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo - cópia de consulta, em microfilme, de 1 doc. (Livro da nau Bretoa), mf 27.
Publication notes
SERRÃO, Joaquim Veríssimo - "O Rio de Janeiro do Século XVI". in Edição da Comissão Nacional de Comemorações do IV Centenário do Rio de Janeiro. Lisboa: Comissão Nacional de Comemorações do IV Centenário do Rio de Janeiro, 1965. p. 24. Contém informação sobre o Livro da nau Bretoa.
Notes
Nota ao campo do Título:

Colecção também designada de "Obras várias impressas e manuscritas".

Nota ao campo do Âmbito e Conteúdo:

Algumas Bíblias - designadamente as que figuram no inventário do Núcleo Antigo com o nº 861 e 862 - foram cedidas à Biblioteca Nacional.
Creation date
19/04/2011 00:00:00
Last modification
20/05/2013 09:29:58
Record not reviewed.