Sociedade Torlades

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/ST
Title type
Formal
Descriptive dates
séc. XVIII-XIX
Dimension and support
c. 1000 u.i., papel
Biography or history
Do pouco que se sabe da história administrativa desta sociedade, é possível referir que foi fundada no início do séc. XVIII em Setúbal com a abertura de uma agência por parte do banqueiro Torlades, oriundo de Hamburgo (Alemanha). Como sociedade comercial desenvolveu as suas actividades para outros sectores, nomeadamente, a indústria conserveira, sabendo-se que estabeleceu uma fábrica de imprensar sardinhas também em Setúbal.

Já no séc. XX, no ano de 1929 a Torlades & C.ª decretou falência, tendo corrido um processo no Tribunal do Comércio, entre 1930 e 1934, por acusação de falência fraudulenta.
Custodial history
Documentação transferida da Sociedade Nacional dos Fósforos para o Arquivo Histórico do Ministério das Finanças por despacho ministerial de 13 de Junho de 1941.
Acquisition information
O Arquivo Histórico do Ministério das Finanças foi extinto em 1992 e toda a sua documentação integrada na Torre do Tombo.
Scope and content
A documentação é, maioritariamente, constituída por copiadores de correspondência expedida, correspondência recebida, recibos e livros de contabilidade.
Arrangement
Documentação não organizada.
Language of the material
Português, inglês, francês e alemão.
Other finding aid
Não dispõe de instrumento de descrição.
Related material
Portugal, Torre do Tombo: Arquivo Burnay (PT-TT-HB).
Notes
Documentação sem tratamento arquivístico.
Creation date
13/12/2006 00:00:00
Last modification
15/11/2013 11:10:10
Record not reviewed.