"Título do Morgado de Soalhães e por outro nome Mafra"

Description level
Section Section
Reference code
PT/TT/VNC/F
Title type
Formal
Date range
1292 Date is certain to 1884 Date is certain
Dimension and support
1101 doc.; papel, perg.
Biography or history
O Morgado de Soalhães foi instituído pelo bispo, D. João Martins de Soalhães, arcebispo de Braga. Foi deixado a Vasco Anes de Soalhães que casou com Leonor Rodrigues Ribeiro, pais de Rui Vasques Ribeiro, 2º senhor do morgado de Soalhães o qual casou em segundas núpcias com D. Margarida Gonçalves de Sousa e foram pais de Teresa Rodrigues que casou com Gonçalo Mendes de Vasconcelos, alcaide-mor de Coimbra e tiveram João Mendes de Vasconcelos, senhor de Penela e Lousã casado com D. Leonor Pereira. Estes foram pais de Maria de Vasconcelos casada com D. Afonso, senhor de Cascais que tiveram D. Fernando de Vasconcelos, senhor do morgado de Soalhães casado com D. Isabel Coutinho, senhora de Mafra e Enxara de Cavaleiros. D. Manuel I a 8 de Novembro de 1503 autoriza o Conde de Penela, D. João de Vasconcelos e Meneses, senhor do Morgado de Soalhães a vender bens do morgado para comprar outra na comarca de Lisboa.
Related material
Relação complementar:

Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Manuel I (PT-TT-CHR/K/21/28-138), liv. 21, f. 28; Portugal, Torre do Tombo, Casa de Abrantes (PT-TT-CABT).
Notes
Nota ao elemento de informação "Título". Título retirado do documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Livro que contém o rendimento das fazendas das minhas casas e morgados a elas anexos", cx. 20, n.º 1 (PT-TT-VNC/B/2001); Nota ao elemento de informação "Datas": não foi possível atribuir data a alguns documentos.
Creation date
25/09/2009 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.