Available services

Traslado da escritura de aforamento de terras no Montado às Covas de Figueira, feita pelo capitão-mor da ilha do Fogo, António Gomes Brandão, como procurador do Visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Diogo de Lima, ao capitão Pedro Lopes de Pontes

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/VNC/K/5074
Title type
Formal
Date range
1776 Date is certain to 1776 Date is certain
Dimension and support
6 f.; papel
Extents
6 Folhas
Custodial history
Estava na capilha e protecção em cartão do documento com a cota: Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 50, n.º 39.
Scope and content
A escritura foi feita a 5 de Outubro de 1675, na vila de São Filipe da ilha do Fogo (Cabo Verde) O traslado foi pedido pelo "Visconde de Ponte de Lima", donatário dos montados e terras da Cova de Figueira da parte sul da ilha do Fogo para se lhe passar certidão dos documentos existentes sobre a posse destes bens que possam servir de prova dos seus direitos.

A posse da ilha do Fogo foi doada pelos monarcas a vários membros da família, entre eles D. Diogo de Lima. Em 1776, segundo o suplicante, ainda existiam os alicerces das paredes e demarcações de tapume. O traslado foi feito e assinado a 10 de Junho de 1776 bem como o reconhecimento do sinal do tabelião. Tem no fim um certificado do capitão mor Luís Tavares de Sousa, cidadão da cidade de Ribeira Grande da ilha de Santiago de Cabo Verde e nela juiz ordinário, ouvidor geral, juiz da Índia e Mina e Justificações Ultramarinas confirmando o traslado e o reconhecimento do sinal.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 50, n.º 74
Previous location
Cx. 50, n.º 9
Creation date
10/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.