Available services

"Instrumento de contrato de dote, obrigação e aceitação" feito pelas religiosas do convento da Rosa e por Fernão de Alves de Castro, como procurador de D. Lourenço de Lima de Brito Nogueira, Visconde de Vila Nova de Cerveira, sobre o dote de D. Antónia de Távora, filha do Visconde, para professar neste mosteiro

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/N/2246
Title type
Formal
Date range
1625-05-05 Date is certain to 1625-05-05 Date is certain
Dimension and support
6 f.; papel
Extents
6 Folhas
Custodial history
O documento estava dentro da capilha que está junto do documento com a cota: Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 22, n.º 46; Número atribuído ao documento: 828. Este número no Índice da documentação, referido no documento com a cota: Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 26. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 26 corresponde a "ajustes do Marquês de Tenório, da Condessa de Mesquitela, testamentos, inventários, partilhas e dotes do Visconde D. Lourenço e seus filhos".
Scope and content
A procuração é assinada na vila de Arcos de Valdevez.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 22, n.º 46
Previous location
Cx. 21, n.º 38
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": escritura feita em Lisboa no lucatório do mosteiro de Nossa Senhora do Rosário (Rosa) com as religiosas "congregadas em cabido, chamadas para ele por som de campa tangida, das grades do lucatório para dentro, e o procurador da casa, das grades do lucatório para fora.
Creation date
26/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.