Convento de Santa Clara da Guarda

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSCGR
Title type
Atribuído
Date range
1641 Date is certain to 1846 Date is certain
Dimension and support
5 liv.; papel
Biography or history
O Convento de Santa Clara da Guarda era feminino, pertencia à Ordem dos Frades Menores, e à Província de Portugal da Observância.

Antes de 1344, foi fundado, de acordo com a primeira referência documental, a partir de um recolhimento de terceiras seculares (mantelatas), no Lugar de Vela, arredores da cidade da Guarda.

Em 1344, mudaram para instalações mais próximas da cidade.

Em 1346, adoptaram a Regra de Santa Clara, passando a cenóbio de clarissas da segunda Ordem, aprovado por bula pontifícia de Clemente VI, "Exposuerune nobis", de 2 de Abril desse ano. Para obterem esta aprovação, duas das suas freiras Florença Eanes e Maria Eanes, deslocaram-se a Roma. A comunidade teria na altura doze freiras.

Destruído em 1372, pelas guerras fernandinas, a comunidade passou para o interior da cidade.

Em 1382, começaram a edificar um novo convento. Conhecido pelo rigoroso cumprimento da regra que nele se professava, foi escolhido por D. João III, para aí se recolher D. Isabel Moniz, mãe do infante D. Duarte (futuro arcebispo de Braga).

Em 1568, mudou para a observância da Província de Portugal.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Em 1885, em Janeiro, foi extinto por falecimento da última freira.

Localização / freguesia: Sé (Guarda, Guarda)
Custodial history
Em 1912, a documentação, que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos Públicos à Torre do Tombo.

Em 1990, sob orientação da Dr.ª Maria José Mexia Bigote Chorão, alguns documentos deste fundo foram nele integrados, depois de ter sido identificada a sua proveniência, e retirados da colecção Documentação de conventos por identificar, cx. 12, conforme apontamento existente na caixa.

A documentação foi sujeita a tratamento arquivístico, no final da década de 1990, empreendido por técnicos da Torre do Tombo e por investigadores externos. Em Outubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas. Desta intervenção resultou o facto de cada ordem religiosa passar a ser considerada como grupo de fundos, e simultaneamente como fundo, constituído a partir da documentação proveniente da casa-mãe ou provincial, alteração esta que provocou a alteração de cotas nos fundos intervencionados.

Foram constituídas séries documentais segundo o princípio da ordem original sempre que possível (com base em índices de cartórios quando existentes), correspondendo à tipologia formal dos actos, e que, na generalidade, é documentação que se apresenta em livro. A documentação que se encontra instalada em maços foi considerada como uma colecção ao nível da série, com a designação de 'Documentos vários', não tendo sido objecto de intervenção.

Este projecto deu origem à publicação da monografia designada 'Ordens monástico-conventuais: inventário', com a coordenação de José Mattoso e Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha.
Scope and content
Contém o registo de patentes e visitações, entradas no convento e profissões, registos de entrada, saída e foros atrasados.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Frades Menores - Província de Portugal; Feminino
Arrangement
Organização em séries documentais correspondendo à tipologia formal dos actos.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3. (L 615) p. 268-269.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) f. 86-86v.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 1937.
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 299.
Creation date
05/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:47:05