Colegiada de Santa Maria de Barcelos

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSMB
Title type
Atribuído
Date range
1313 Date is certain to 1888 Date is certain
Dimension and support
13 mç. (liv., cad. e doc.); perg., papel
Biography or history
A Igreja Colegiada de Santa Maria de Barcelos pertenceu ao arcebispado de Braga.

Após a extinção das colegiadas pela Carta de Lei de 16 de Junho de 1848, a instrução do cardeal patriarca de Lisboa, de 17 de Setembro, publicada no Diário de Governo n.º 127, e Decreto Regulamentar de 27 de Dezembro de 1849, só foram conservadas as colegiadas insignes: de São Martinho de Cedofeita, de Nossa Senhora da Oliveira de Guimarães, de Santa Maria da Alcáçova de Santarém, da Real Capela de Vila Viçosa, da Real Capela do Paço da Bemposta, de São João Baptista de Coruche, de Santa Maria de Barcelos, de Santo Estêvão de Valença do Minho, extintas pelo Decreto de 1 de Dezembro de 1869, art.º 1.º. Os rendimentos e benefícios que fossem vagando, eram aplicados para sustentação do culto e do clero.

A Colegiada foi conservada por Carta Régia de 8 de Agosto de 1859, dirigida ao arcebispo primaz de Braga. Os estatutos foram aprovados por Decreto de 17 de Novembro de 1864. A Colegiada era constituída pelo prior da igreja paroquial, presidente, e por sete beneficiados, um deles com o título de chantre.
Custodial history
Em 1906, por ofício de 17 de Julho, a Secretaria Geral das Bibliotecas e Arquivos Nacionais remeteu uma arca de documentos da extinta Colegiada de Barcelos para a Torre do Tombo, requerendo a conferência dos documentos com a relação junta.
Scope and content
Contém testamento, verba e cláusulas de testamentos, demanda, procurações, contratos, sentenças, posse, cartas de arrendamento, de doação, de quitação, de venda, de emprazamento, de escambo, cópia de acórdão, ofícios, cópias e minutas para ofícios, atestados, certidões, traslados de conflitos, registos de entradas e saídas de clérigos, priores e mestres-escola, documentos relativos à criação do arciprestado da Igreja de Santa Maria de Barcelos, às contas e aplicações dos rendimentos da dita Igreja, os estatutos da Confraria de Nossa Senhora do Rosário, livros de termos, de contas do cabido, de ponto, de registo, carta régia de D. João V, carta circulatória e de anexação de igrejas.

A documentação refere Papa Urbano VIII, D. João, D. Lourenço, D. Martinho de Sousa, D. Frei Bartolomeu dos Mártires, arcebispos de Braga, D. Pedro, bispo de Salamanca, Estêvão Plágio, vigário geral de Braga, Gil da Costa, bacharel Martim Vaz, D. Pedro de Castro, os doutores Manuel Leite, Manuel Valejo, Luís Álvares, Jerónimo de Mesquita e Mendonça, Inácio Bandeira Herédia, André de Sousa da Cunha, Baltasar Malheiro Reimão, Heitor de Brito Pereira, Bernardo Peres de Almeida Vidal, os priores da Igreja de Santa Maria de Barcelos, Cristóvão de Matos, mestre-escola da Sé Primaz, Belchior Machado de Amaral, António Machado Carneiro da Costa Brandão, Inácio Pereira Cibrão, reverendos, José Maria Paes de Vilas Boas, João Bernardo Pacheco, João Vaz Vieira de Melo da Cunha, Francisco de Amorim, Francisco António Gomes Alves Rodrigues de Aguiar, os cónegos, Francisco José de Gouveia de Morais Sarmento, médico da cidade do Porto, Domingos António da de Carvalho Flores, médico cirurgião em Vila do Conde, as Igrejas de Santiago de Vila Seca, de Santa Maria da Ponte de Barcelos, de Santa Maria de Germonde, de Vila Frescaínha, de São Martinho de Courel, de Faria, de Milhazes, de São Romão de Milhazes, de São Jerónimo, situada em Vila Viçosa, de Santa Maria de Faria, de São Miguel de Arcos, de Vilar de Figos, o Recolhimento do Menino Deus, as Capelas do Senhor da Cruz da Vila de Barcelos, de Santo António, Capela-mor da Igreja de Santa Maria Madalena, as Confrarias de Nossa Senhora dos Prazeres e Almas, do Senhor Bom Jesus da Cruz, de Nossa Senhora da Misericórdia da Vila de Barcelos, das Almas de Barcelinhos, a Irmandade de Nossa Senhora da Graça e a Colegiada de São João Baptista.

Refere também Vicente Miguéis, Álvaro Esteves, Martim Gil, Joane Afonso, Vasco Esteves, Martim Pais, Beatriz Pires, Gonçalo Lourenço, Gonçalo Domingues, Francisco Domingues, Maria Igual, Álvaro Gonçalves, Afonso Domingues, Maria Francisca, Sancha Gonçalves, António Peres, Maria Anes, Catarina Peres, Leonor Vasques, Gonçalo Muxam, Joana Gonçalves, Pero Velho, Luís Anes, João Afonso, Domingas Durovenha, Pedro Calvo, Maria Miguéis, Diogo Fernandes, João Carreira, Catarina Esteves, Vasco Borges, Joana do Carregal, Catarina Lourenço, Gonçalves Ribeiro, Margarida Afonso, Fernão Pereira, Isabel de Faria, Afonso Rei, João de Galves, Afonso do Castanheiro, Pero Gonçalves, Isabel Gonçalves, Francisco Fernandes, Catarina Fernandes, André Luís, Maria Gil, Gonçalo Álvares, Pero Fernandes, Henrique Videira, Diogo Gomes, Ana Martins, Sebastião Pires, Filipe Anes, Martinho Vaz, Álvaro Gonçalves, Pedro Gouveia, Armado Manuel Nogueira, João Coelho de Azevedo, Bento Rosa da Rocha, Miguel de Daria Machado, António José Veloso da Costa, Antónia Joaquina, António de Campos, Manuel Gonçalves Moreira, João Gonçalves, José Joaquim Lopes Moniz, Francisco Plácido da Graça de Sousa Lima, Joaquim da Assunção Ferreira Vale, João Baptista Maciel, Ricardo José da Silva, Manuel José de Figueiredo, Manuel Gomes Seara, Marcos António da Silva Pinto, Constantino Fernandes, Ana Maria, José Bento Gonçalves Barroso, Henrique Gonçalves, José de Azevedo Meneses Cardoso Barreto, Manuel António Dias de A. Monteiro, Constantino de Sousa de Meneses, Manuel Ribeiro de Sousa, Jacinto António da Costa, António José Veloso da Costa, António Ferraz Barreto, João Bernardo Pacheco, João Francisco Novais, Luís Jacinto Pinheiro da Cunha, Sofia Rosa, Vicente Maurício Máximo da Silva Barbosa, António Luís Pereira Carneiro da Fonseca, Germano Lopes de Oliveira, Domingos Joaquim Pereira, Joaquim António Pinto de Sá Passos, José António Machado Júnior, António da Costa Mendonça Pereira de Vasconcelos, Vilas Boas Caminha, Francisco de Paços de Almeida Pimentel.

Refere ainda os cargos, categorias e profissões de escudeiros, cavaleiro, mercadores, porteiro, negociante, organista, contador, lavradores, alfaiate, masseiro, criado, barbeiro, tintureiro, carniceiro, ferreiro, sapateiro, tesoureiros, pedreiro.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Braga
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Access restrictions
Contém documentos retirados da consulta.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Catálogo dos documentos da Colegiada de Barcelos, maços 1 a 4 (C 299).

Catálogo dos documentos da Colegiada de Barcelos, maço 5. Ofícios, contratos, procurações, escrituras e papéis avulsos (C 300).

Catálogo dos documentos do maço 13 da Colegiada de Barcelos (C 1086).

Inventário da Colegiada de Barcelos (L 286) f. 3-13.
Related material
Arquivo Distrital de Braga, Registo geral, "Livro das confirmações de D. Fernando Guerra", (1423-1468), liv. 329, f. 26, 53; liv. 10, f. 10-11v.º (estatutos de D. Fernando da Guerra para a colegiada de Barcelos canonicamente por ele erecta em 1464)

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo da Casa da Coroa (GF), Documentos privados (Col.), Núcleo Antigo 312. Corresponde ao tomo dos bens da Igreja de São Miguel de Arcos doados pelo mestre escola e cónego da Colegiada

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo da Casa da Coroa (GF), Feitos da Coroa (F), Padroado Real (SR), Núcleo Antigo 121, f. 186 v.-187.
Publication notes
MARQUES, José - "A Arquidiocese de Braga no séc. XV". [Lisboa], Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1988. p. 17-22, 89, 293, 495-517, 530, 580, 660, 728, 837, 958, 960, 964, 976, 980-981, 1086, 1128, 1134. Contém o estudo da Colegiada de Santa Maria de Barcelos (antecedentes e instituição canónica, organização, priores, bens e análise dos documentos a esta pertencentes) a partir de fontes da Torre do Tombo e do Arquivo Distrital de Braga.
Creation date
03/03/2011 00:00:00
Last modification
01/06/2023 10:46:10