Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade de Azeitão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MNSPA
Title type
Atribuído
Date range
1438 Date is certain to 1834 Date is certain
Dimension and support
20 liv., 1 mç.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade de Azeitão era masculino, e pertencia à Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

Em 1435, foi fundado este mosteiro da regular observância, com o lançamento da primeira pedra, por iniciativa dos reis D. Duarte e D. Leonor e com o apoio de Frei João de Santo Estêvão, doutor dominicano, confessor da Rainha.

Em 1434, para construção do edifício conventual, Estêvão Esteves, vassalo do Rei, doou a frei Mendo, prior do convento de São Domingos de Benfica, uma quinta em Azeitão. Como condição ficava estipulada a construção de um convento de frades da observância que tomasse como invocação Santa Maria da Piedade.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / Freguesia: São Lourenço (Setúbal, Setúbal)
Custodial history
Em 1864, a 26 de Março, foi transferida documentação do extinto Convento de Santa Maria da Piedade de Azeitão, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e de 24 de Agosto de 1864, do cartório da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo.

Em 1894, a 14 de Maio, os documentos que se encontravam na Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, foram incorporados na Torre do Tombo, conforme atesta a relação assinada por A. J. Campos de Magalhães e por Roberto Augusto da Costa Campos, inspector dos arquivos públicos.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.

No "Guia sumário dos fundos da Torre do Tombo", este convento surge, indevidamente, com a possível designação de Jesus Bom Pastor.
Scope and content
Contém uma carta de D. Afonso V com uma verba do testamento da Rainha D. Leonor, uma carta de D. Afonso V para os frades de São Jerónimo do Mato, um livro de instituição de morgado de Duarte da Gama (1529), livros de escrituras e títulos de propriedade, instrumentos de posse, inventários de bens, registo de sesmarias, cartas de quitação, de aforamento, de renda, de arrematação, de venda, de doação, de quitação, de transacção, licenças, documentos sobre o hospital e albergaria de Sesimbra, registos de renúncias sobre bens, testamentos, bulas, sentenças, alvarás, contratos e obrigações, e livros de cobranças.

São mencionados bens situados na Quinta da Venda Nova, Ribeira de Alfarim, Coina a Velha, Calhariz termo de Sesimbra, Moinho de Vento termo de Sesimbra, Azóia, Barreiros (Setúbal), Feitais, Ribeira da Erna termo de Sesimbra, Alcube termo de Sesimbra, Troino (Setúbal), Vila Feixe, Carrascal termo de Palmela, Várzeas comarca de Azeitão, Santa Maria de Valada (Santarém), Casal do Paião termo de Lisboa, Bridas termo de Palmela, Fonte do Sol termo de Palmela, Vale do Giraldo termo de Palmela, entre outros.

A documentação refere a Ordem de São Domingos de Espanha, o Bodo do Espírito Santo, o convento de São Jerónimo do Mato.

A documentação refere ainda o Papa Martinho V, a Rainha D. Leonor, a Infanta D. Constança, o Frei Mendo prior de Sesimbra, o conde de Portalegre, padre Diogo Martins de Carvalho, D. João Corte-Real bispo de Évora, o conde e a condessa de Alcoutim, a condessa de Cantanhede, entre muitos outros.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Pregadores; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maço).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Ordem dos Pregadores - Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade de Azeitão: catálogo. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2020. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 761. Disponível no Sítio Web da Torre do Tombo em .

Relação de documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, em 14 de Maio de 1894 (A-L) (C 278) f. 49-54. Organização topográfica.

Relação dos documentos pertencentes ao extinto Convento de Santa Maria da Piedade de Azeitão que, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e de 24 de Agosto de 1864, foram transferidos do cartório da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 26 de Março de 1866 (C 297).

Relação dos documentos pertencentes ao extinto Convento de Santa Maria da Piedade de Azeitão que, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e de 24 de Agosto de 1864, foram transferidos do cartório da Direcção Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 26 de Março de 1866 (C 298).
Alternative form available
Existem cópias de consulta em microfilme.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de São Sebastião de Setúbal.

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2197 , inv. n.º 39.
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 387-388.
Creation date
07/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:53