António Mesquita de Figueiredo

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/AMF
Title type
Atribuído
Date range
1882 Date is certain to 1905 Date is certain
Dimension and support
3 doc.; perg., papel
Biography or history
António Mesquita de Figueiredo, nasceu em Lisboa, filho Joaquim Maria de Figueiredo, natural de Brenha (Coimbra).

Grau de Bacharel na Faculdade de Direito, fez a sua formatura no dia 17 de Junho de 1905.

Foi bibliotecário da Biblioteca Nacional, conservador da Torre do Tombo e grande estudioso de temas da região.

Em 1910, publicou uma notícia necrológica sobre Santos Rocha na Révue Archéologique de Paris, que testemunha a dimensão internacional do arqueólogo figueirense.
Acquisition information
Legado de António Mesquita de Figueiredo. Documentação entrada na Torre do Tombo em 11 de Maio de 1955.
Scope and content
Colecção constituída por três diplomas: uma carta de bacharel em Direito e outra de bacharel-formado em Direito, de António Mesquita de Figueiredo, datadas de 12 de Dezembro de 1905, e uma carta de farmacêutico de Joaquim Maria de Figueiredo, passada pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto, datada de 13 de Junho de 1882.
Arrangement
Documentos ordenados numericamente.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Português, latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "António Mesquita Figueiredo". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 72-73. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).
Creation date
05/01/2007 00:00:00
Last modification
05/07/2013 10:07:26