Mosteiro de São Domingos de Santarém

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSDS
Title type
Atribuído
Date range
1230 Date is certain to 1841 Date is certain
Dimension and support
28 liv., 45 mç.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro de São Domingos de Santarém era masculino e pertencia à Ordem dos Pregadores.

Também era conhecido por Convento de Nossa Senhora da Oliveira de Santarém.

Cerca de 1225, foi fundado para albergar a comunidade dominicana do Convento de Nossa Senhora das Neves de Montejunto. Este convento de Montejunto foi a primeira fundação da Ordem dos Pregadores em Portugal, por vontade de Frei Soeiro Gomes e sob os auspícios da infanta Sancha, irmã de D. Afonso II, entre os anos de 1217 e 1222. Tendo sido construído junto à ermida de Nossa Senhora das Neves, depois transferido para Montirás, perto de Santarém, estes eram locais isolados que não permitiam a missão de apostolado dos frades.

A comunidade estabeleceu-se, cerca de 1225, junto à ermida de Nossa Senhora da Oliveira, anexa à Igreja Paroquial da Colegiada de Santa Maria de Alcáçova.

As relações conflituosas entre os dominicanos e franciscanos que se geraram nos primeiros tempos, deviam-se a divergências sobre a pregação e a captação de fiéis, como é o caso da protecção de emparedadas.

Entre os dominicanos que viveram no Mosteiro de São Domingos de Santarém, referem-se São Frei Gil de Santarém, médico e pregador, e mestre Arnaldo de Sagarra, que foi provincial dos pregadores em Espanha e permaneceu em Santarém entre 1255 e 1269.

Em 1517, o rei D. Manuel doou-lhe o Convento de Nossa Senhora da Serra, junto a Almeirim, com tudo o que lhe pertencia.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / Freguesia: Salvador (Santarém, Santarém)
Custodial history
Em 1869, em 8 de Abril, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e 24 de Agosto de 1864, os documentos pertencentes ao extinto Convento de São Domingos de Santarém foram transferidos do cartório da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo. Relação assinada por António Manuel Garcia, 2.º oficial arquivista do Arquivo da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, e por Roberto Augusto da Costa Campos, oficial diplomático da Torre do Tombo.

Em 1912, a documentação que se encontrava na Biblioteca Nacional foi enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

Grande parte dos documentos apresenta uma numeração, não sequencial, a tinta encarnada.

Parte da documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.

A descrição dos documentos foi feita, na sua maioria, a partir das descrições já existentes nos ID, ou do sumário patente no verso dos documentos.
Scope and content
Contém livros de cobrança de foros, de notícias de capelas e bens do convento, de registo de documentos diversos, de escrituras de emprazamento, de escrituras de capitais emprestados, de escrituras de aforamento, de sentenças, cartas de venda e de aforamento, de profissões, cadernos de receita, e tombos de escrituras, doações, breves e bulas, testamentos, instrumentos de posse, inventários de bens, listas de obrigações pias do mosteiro, etc.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Pregadores; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Ordem dos Pregadores - Mosteiro de São Domingos de Santarém: catálogo. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2020. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 771. Disponível no Sítio Web da Torre do Tombo em .



Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardados no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 3 (Santo Elói a Teatinos) (C 270) f. 113-115.

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208).

Relação de documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, em 14 de Maio de 1894 (letras L-V) (C 280) f. 75-88.

Relação dos documentos pertencentes ao extinto Convento de São Domingos de Santarém que, em virtude das Portarias de 26 de Novembro de 1863 e 24 de Agosto de 1864, foram transferidos do cartório da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 8 de Abril de 1869 (C 441).
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 20, mç. 5, n.º 47.

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2249, inv. n.º 352.

Portugal, Torre do Tombo, Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, mç. 420, n.º 5, mç. 425, n.º 6.
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 378-379.
COSTA, P. Avelino de Jesus da - "Álbum de Paleografia e Diplomática Portuguesas: estampas". 6.ª ed.. Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Instituto de Paleografia e Diplomática, 1997. N.º 100.
Creation date
06/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:54