Available services

Correspondência dirigida ao padre Cristóvão José Rooney da Procuradoria Geral das Missões do Espírito Santo do Congo e Angola

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/AC/M002.07
Title type
Atribuído
Date range
1892 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 mct. (1 doc.); papel
Custodial history
A documentação que constitui este macete encontrava-se dentro de capilhas com a descrição da mesma e que foi mantida, apesar de se desconhecer a sua autoria.
Scope and content
Documentação referente ao padre Cristóvão José Rooney, da Congregação do Espírito Santo, Procuradoria Geral das Missões do Espírito Santo do Congo e Angola.

As cartas são, na maioria, dirigidas ao padre Cristóvão José Rooney, que exercia o cargo de superior das missões.

Entre os remetentes encontram-se George Krafft, J. Álvares, José Maria Antunes, padre Xavier Schurrer, M. Ferreira Cardoso, Gerald (sobrinho do padre Rooney), Louise Reibel[?], João José Alves de Araújo, Fernando, Marie de Sacré Coeur, José Gomes Loureiro, padre Francisco Maria Roiz de Oliveira Grainha, Antónia de Carvalho Daun e Lorena, Henrique bispo de Meliapor, Júlio A. Henriques, da empresa britância James & Frederik Howard, Ricker, irmão Arnaldo, Repartição da Fazenda do concelho de Sintra.

As cartas são escritas de Bordéus, Paris e outros locais de França, Davos, Ponta Delgada, Olivais, Braga, Porto, , Covilhã, Lisboa, Coimbra, Bedford, Landana (Congo Português), Cabinda, Luali (Congo Português) e Huilla (Angola).

Abordam temas como a missão de Malange, a missão do Real Padroado na Huilla, listas de encomendas de material escolar, de mercearia, de livros, um relatório sobre a missão de Cunene (por José Maria Antunes), máquinas a vapor para a Escola Agrícola, a missão de São Salvador do Zaire, missão de Cabinda, missão de Luali, contribuição predial da quinta do Bom Despacho (Ranholas, Sintra), e outros assuntos de mais carácter pessoal.

Existe um documento iconográfico que é um esboço da planta da missão de Malange.

Existem alguns documentos de despacho e embarque de mercadorias para África.
Physical location
Arquivo das Congregações, mç. 2, mct. 7
Original numbering
Archivo Procuradoria Geral das Missões do Espírito Santo do Congo e Angola 4, vol. 5, 1892
Previous location
cx. 149
Language of the material
Português, francês, inglês
Type of container
Outro
Creation date
11/12/2009 00:00:00
Last modification
12/04/2021 10:13:52