Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 65

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO-IL/0065
Title type
Formal
Date range
1594 Date is certain to 1811 Date is certain
Dimension and support
85 doc. (256 f.); papel
Custodial history
A documentação deste maço apresenta-se separada em capilhas que podem conter ou documentos simples, ou documentos compostos ou macetes, como resultado de procedimentos seguidos ao longo do tempo. Em 2009, mantendo a exacta ordem encontrada dentro desta unidade de instalação, as capilhas foram numeradas sequencialmente, tal como o foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original), de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Este trabalho foi desenvolvido por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo).

Scope and content
Contém requerimentos e provisões relativas ao Juízo do Fisco (também de Coimbra) de Joaquim José Baldeira dos Reis da cidade de Évora para ocupar o lugar de depositário dos bens (selos de chapa), de cinco presos penitenciados e certidão passada pelo Hospital Real da Marinha, entre outros), traslado de alguns capítulos do "Regimento dos Contos e do Reino da Casa" de 1708 sobre os tesoureiros, precatório do procurador fiscal sobre despesas, traslado do Alvará régio de 15 de Novembro de 1606, correspondência com o Brasil, traslado em pública-forma da nomeação de meirinho do Fisco Real da Inquisição de Lisboa, pareceres, atestado do desempenho de funções, traslado da apresentação da carta de diligência para levantamento de sequestro da renda de Arcozelo, procuração, mandado para se efectuarem diligências, atestado médico.

Integra uma consulta sobre o juiz da Coroa e Fazenda, no Brasil, a propósito da actuação dos desembargadores quanto ao crime de sodomia, incluindo uma cópia da petição do rei D. Sebastião a Pio IV em 1613.

Inclui documentação relativa a receita e despesa (provisões para o Fisco pagar a alimentação dos presos pobres, para custear as visitações às Ilhas, pagamentos de ordenados e propinas, ajudas de custo, provisões e recibos, factura da despesa feita com as cortinas para a varanda do pátio do Santo Ofício e recibo do alfaiate, requerimento do conde de Castelo Melhor testamentário do doutor João de Azevedo e recibo, despesa da festividade do Corpo de Deus, da festividade de S. Pedro Mártir de Arbues feita no Convento de São Domingos de Lisboa em 1810, condições para a viúva Le Treve Roussac & C.ª vender em leilão em sua casa, na Rua da Cruz de Pau, junto a Santa Catarina - lista das cambrais, luvas de pelica e meias de seda - e licença para imprimir o edital de leilão.

Contém um mandado de diligências para apurar número de familiares existentes na comarca de Torres Vedras, listas de habilitandos, apontamentos, receita de habilitandos para despesa de diligências no Rio de Janeiro, rascunhos, "Despesa da Casa" (inclui as que se fizeram com o ajuste dos dois casamentos, do príncipe com a infanta D. Maria Ana Vitória, e da infanta D. Maria com o príncipe das Astúrias em 10 de Outubro de 1725), "Caderno das Dívidas".

Contém o requerimento do contratador de livros, italiano, sobre o empréstimo que fez dos livros do autor padre Paolo Sarpi ao P. M. D. Tomas do Colégio dos Caetanos.

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, mç. 65
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Perda parcial de suporte
Type of container
Outro
Creation date
18/09/2009 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32