Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 6

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0006
Title type
Formal
Date range
1582 Date is certain to 1819 Date is certain
Dimension and support
113 doc. (534 f., 40 f. em branco); papel
Custodial history
A documentação deste maço apresenta-se separada em capilhas que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes, como resultado de procedimentos seguidos ao longo do tempo.

Em 2009, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, os documentos foram separados e acondicionados em capilhas, tendo sido numeradas sequencialmente, tal como o foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original), de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Trabalho desenvolvido por Anabela Antunes (Torre do Tombo) e descrição elaborada por Maria Filomena Carvalho (Torre do Tombo).
Scope and content
Contém correspondência trocada com o Brasil, Inquisição de Coimbra, e de Évora, do bispo D. José, de Miranda (Brasil) e do bispo de Angra; dos inquisidores para o Intendente Geral da Polícia, Diogo Inácio de Pina Manique, sobre diligências, denúncias (da Ilha de São Miguel, em Ponta Delgada, denúncias (do padre Inácio de Morais da Companhia de Jesus, em Paranaguá no Brasil), entre outros.



Compreende inquirições, folha de rosto “Rio de Janeiro Dezembro de 1727”, lista de documentos remetidos do Rio de Janeiro pelo comissário do Santo Ofício relativos a mandados de prisão, e de diligências, escritura de justificação passada a requerimento de José Vicente Esteves, processo de António Coelho de Carvalho, apresentado, pelo crime de bigamia.



Contempla livros de receita da Inquisição de Goa, e de despesa - " cópia de todo o dinheiro que deu a Fazenda de S.A. ao Santo Ofício até Setembro de 1675".



Contém pareceres relativos ao Juízo do Fisco: apelação de Domingos Dantas da Cunha da sentença do Juízo do Fisco, Feito cível de libelo do autor Paulo da Cunha Souto Maior, contra Domingos D. da Cunha, familiar do Santo Ofício; ordens do Conselho Geral (para o padre confessor dos estrangeiros reduzidos ao catolicismo), confissões de Manuel Nunes de Benar, judeu, natural de Castelo Rodrigo, tendo ido com os seus pais para o Brasil, requerimentos de João [?] de Magalhães, sacerdote, para serem revistos os livros que recebeu de Paris (despacho indeferido).



Compreende a lista de bens - dinheiro português, francês, espanhol, e um relógio de ouro francês - do preso Tomás Inácio da Silveira, negociante, solteiro, natural da ilha do Faial, morador em Lisboa, pública-forma de uma procuração de D. Francisca Moreira da Cruz (viúva do doutor Luís Veloso de Miranda), informações das diligências que se devem efectuar em segredo na Holanda sobre judeus.



Integra consultas (sobre a conesia do Cabido da Catedral de Viseu, entre outros), seguro marítimo do frete do Rio de Janeiro para a cidade do Porto, recibos do pagamento do pau do Brasil (assinados por António Mendes Álvares, no Porto).



Contém um relato de um eventual milagre ocorrido a Maria Cecília, religiosa do Convento do Salvador de Lisboa,



Integra rascunhos, formulário (de citação), apontamentos sobre interrogatórios a réus sobre religião, acerca de ordenados de inquisidores e promotores de Goa).



Compreende documentos de receita e despesa: do tesoureiro Manuel de Figueiredo Martins, caderno do tesoureiro Simões, Livro da Casa e tomada de contas do tesoureiro André Corsino de Figueiredo, contas, rol de recibos, requerimentos, pagamentos efectuados para a festa de São Pedro Mártir, traslado de um recibo de dinheiro da venda de bens de raiz, do lugar de Travanca, entre outros.



Inclui inquirições (cópia da inquirição de testemunhas contra Maria João Ferreira, de testemunhas).



Inclui uma ordem da Inquisição de Coimbra, para o reitor do Colégio Jesuíta de Bragança efectuar diligências, inquirições de testemunhas, apresentação de uma petição de Manuel Esteves, morador em Miranda, contra Engrácia, viúva de Mateus Álvares, inventário dos bens imóveis do preso, Tristão Soares, petição da ré Isabel Rodrigues de um procurador, processo de Manuel Garcia da Fonseca, preso, certidões do padre António Rodrigues, vigário de São Pedro, comarca de Vila Real.



Reúne o traslado de culpas do livro das denúncias, da visitação feita pelo visitador licenciado Jerónimo de Sousa, em Miranda, e o traslado de uma sessão de inquirição da acusada Catarina Antónia, denúncia relativa a um mestre de navio com destino ao Brasil, traslado de um testemunho de devassa contra Filipa Rodrigues, de Mesão Frio, bem como a diligência feita pelo licenciado Gonçalo Velho, cónego da Colegiada Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, da Vila de Guimarães, por comissão do Santo Ofício da Universidade de Coimbra.



Contém também, o sumário de testemunhas contra Luísa Gonçalves, do termo de Vila Pouca de Aguiar, o privilégio concedido a Francisco André, da Vila de Esgueira, autos conclusos do autor António de Santiago da Costa [?] contra os carreiros de Avelãs de Caminho e seu termo, não passarem pelos seus terrenos, processo de Gracia Henriques, cristã-nova, presa, traslado da ratificação do testemunho de Branca Lopes, de denúncias, auto de perguntas feitas a Julião Rodrigues, traslado de culpas contra Luísa Ribeiro, requerimento de Maria Dias, solteira, presa e condenada a degredo de dez anos para o Brasil, bem como petições da sua família para comutação da pena, listas de nomes de homens e mulheres, remetida à Inquisição de Évora para se saber se têm culpas.



Contém ainda, requerimentos, autos conclusos contra António de Lafaia, cristão-novo, cerieiro, solteiro, filho de Pedro Gonçalves, natural e morador na cidade de Bragança, correspondência, entre outros.



Inclui documentação relativa ao Juízo do Fisco de Coimbra: ordem para o depositário dos bens do fisco entregar ao tesoureiro, dinheiro para alimentação dos presos pobres.



Contempla documentação da Inquisição de Évora: correspondência, receita remetida para a Inquisição de Lisboa, requerimentos e lista de pessoas saídas nos autos da fé.

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 6
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, espanhol
Type of container
Outro
Creation date
06/04/2011 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32