Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 7

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0007
Title type
Formal
Date range
1572 Date is certain to 1817 Date is certain
Dimension and support
106 doc. (342 f., 14 f. em branco); papel
Custodial history
A documentação deste maço apresenta-se separada em capilhas que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes, como resultado de procedimentos seguidos ao longo do tempo.

Em 2009, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, os documentos foram separados e acondicionados em capilhas, tendo sido numeradas sequencialmente, tal como o foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original), de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Trabalho desenvolvido por Anabela Antunes (Torre do Tombo) e descrição elaborada por Maria Filomena Carvalho (Torre do Tombo).
Scope and content
Contém correspondência trocada com as inquisições espanholas: Sevilha, Granada, do Conselho Geral remetida à Inquisição de Llerena, Espanha, para procederem contra os eclesiásticos que festejaram a morte do padre Gabriel Malagrida como sendo mártir (1762), da Inquisição de Espanha sobre diligências, de Belchior Nogueira remetida de Faro,

Inclui a cópia de uma provisão para pagamento de ordenado ao deputado João da Costa Pimenta, parecer de Bernardo Coutinho Pereira de Sousa e Meneses, cónego da Sé de Coimbra, índice de habilitações.

Integra uma consulta dirigida à rainha a indicar nomes de qualificadores na sequência da Lei de 17 de Dezembro - abolindo a Real Mesa da Comissão da Censura dos Livros e regulando a mesma censura.

Contém rascunhos (do auto de conferência e identidade de letras – caligrafia - por combinação e confrontação, de cartas dirigidas a um cardeal), requerimentos (de Francisco de Paula e Brito Pedrosa, penitenciado da cidade de Évora), certidões de óbito, atestado médico, traslado em pública-forma da provisão de D. Maria, da concessão dos privilégios a favor de António de Abreu Guimarães relativamente à fundação de um seminário, hospital para benefício público, no Brasil (Lisboa, 1788), licença para impressão.

Compreende uma procuração passada pelo tabelião da localidade de Pombal, informações (sobre genealogia), parecer acerca dos requisitos necessários para ser familiar do Santo Ofício.

Integra o testamento do inquisidor Paulo Castelino de Freitas, feito em 1668, em Goa, traslado de uma carta testemunhável passada ao padre Urbano Gomes, notário do Santo Ofício da Inquisição de Goa.

Reúne documentação relativa ao Juízo do Fisco de Lisboa: traslado em pública-forma, entre outros.

Reúne também, documentos relativos ao Juízo do Fisco do Brasil: provisão do cardeal da Cunha, da concessão da mercê do ofício de depositário dos bens do fisco do Rio de Janeiro, certidão, entre outros.

Contempla correspondência da Inquisição de Coimbra: de Gabriel Talbot da Congregação do Oratório do Porto, da Inquisição de Granada, Espanha, sobre diligências relativas ao doutor Baltasar Fernandes, bem como: cartas de teor espiritual sem autor identificado, de denúncia de feitiçaria, sobre editais, livros proibidos.

Inclui requerimentos, pareceres de frei Bernardino de Santa Rosa, do Colégio de São Tomás de Coimbra, sobre as obras de Luís Moreri, e de um livro francês, apontamentos sobre diligências, genealogias, procurações, certidão de casamento de António José Dias Tinoco com Joana Barbosa Victorina, escritura de obrigação de fiadores, apontamentos sobre as heresias de Arrio e outros heresiarcas, desde o ano 320 (refere o imperador Justiniano II), denúncia contra o padre Carlos Peixoto de Almeida acusado do crime de solicitação, representação de Raimundo Archer de nação britânica, católico, residente no Porto.

Reúne documentos de receita e despesa do Hospital Real de Bragança.

Inclui a inquirição e lista de pessoas por quem se deve repartir a contadoria da Inquisição de Coimbra, requerimento e receita da fazenda do preso António de Bem Teixeira, de Lamego, lista de familiares de Lafões (bispado de Viseu), memória dos familiares mais antigos de Guimarães, dos familiares de Vila Alva, de familiares de Coimbra, Évora e Lisboa, do número de familiares existentes na Vila de Estarreja, certidão da provisão de familiar do Santo Ofício a favor de André João, escrivão das sisas, da Vila do Rabaçal, requerimento e parecer sobre uma nomeação para visitador às naus estrangeiras, um formulário do interrogatório dos processos relativo à "crença", lista de despesas, traslado de genealogia de Torcato de Oliveira, réu apresentado, em 1722.

Contém documentação pertencente ao Juízo do Fisco de Coimbra: parecer do juiz, requerimentos despachados pelo Conselho Geral, auto de inventário e sequestro, feito aos bens de Ana de Almeida, solteira, natural de Lamego, e de Gonçalo de Cáceres a solicitar certidão da sua quinta avó, presa na Inquisição de Coimbra e penitenciada por judaísmo.

Requerimento de João Baptista Ginioux a solicitar provisão de impressor do Santo Ofício, e provisão do Conselho Geral de Lisboa.

Integra documentação da Inquisição de Évora: correspondência, pareceres, representação e provisão de vencimentos, requerimentos (para o ofício de solicitador), lista de familiares da Vila de Castelo de Vide, cópia de uma provisão para pagamento de ordenado ao deputado João da Costa Pimenta).

Contém ainda, documentos de culpas de várias inquisições e alguns pertencentes a processos-crime: de Manuel Francisco de Almeida, preso no Aljube de Lamego, uma folha de um processo relativo a Manuel Jorge Caldeireiro, preso nos cárceres, ida a tormento de Madalena de Torres, solteira, filha de Francisco da Silva, do reino de Castela, alvará de soltura de Manuel de Queiroga.

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 7
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, espanhol
Type of container
Outro
Creation date
17/12/2009 00:00:00
Last modification
19/02/2018 12:56:45