Available services

Maço 29

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0029
Title type
Formal
Descriptive dates
1566 - [18- -]
Dimension and support
100 doc. (241 f.); papel
Custodial history
Em 2010, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Este trabalho foi desenvolvido por Maria Filomena Carvalho (Torre do Tombo).

Scope and content
Contém documentação pertencente à Inquisição de Lisboa, de Coimbra e de Évora.



Inclui correspondência dirigida ao licenciado Bento de Gouveia, entre outros.



Contempla a denúncia enviada pelo padre Leonardo da Cunha Alcoforado, acusando o padre frei António da Glória da prática do crime de solicitação, entre outras denúncias de feitiçaria, de benzeduras feita por frei Inácio da Cunha, no Convento de Santo Agostinho do Porto, bem como correspondência remetida por comissários do Santo Ofício, sacerdotes, entre outros. As denúncias pertencem, na sua maioria, à Inquisição de Coimbra.



Integra correspondência recebida, e expedida pela Inquisição de Coimbra ao comissário e vigário de Buarcos para se encarregar de elaborar o rol dos livros do licenciado Duarte de Brito (1717), apresentações de Bernardo Lopes de Castro, e de Mariana Rosa, mulher de João de Castro (1750).



Compreende o "rol de pão que coube à meia prebenda da Inquisição conforme ao rol do Cabido, o ano de 1643, e das pessoas por quem se repartiu", correspondência e conta da terça do pão dos anos 1640-1642.



Contempla o requerimento de cristãos-novos, a certidão do padre António Henriques, relatório de processos, bem como o requerimento do promotor do réu Diogo Henriques Romano.



Contém o traslado em pública-forma de uma sentença de autos de justificação de uma carta de Inimizade, entre partes, autores: Diogo Lourenço, morador na cidade de Lamego, e seus filhos, contra Gonçalo de Alvarenga entre outros parentes do suplicante, bem como um requerimento (1566).



Compreende sentenças de arrematação, entre outras, de Tomé Leão, da cidade de Bragança – preso pelo Santo Ofício – e lembrança de dívidas.



Inclui a cópia dos embargos para a causa sobre a Igreja de Santa Maria de Ul, comarca da Feira, bispado do Porto.



Reúne a lista de diligências do Santo Ofício remetidas pelo arcediago Lourenço de Valadares Vieira, comissário, o rol das pessoas apresentadas perante o comissário de Bragança que ainda não foram mandadas vir, lista de processos com o nome das pessoas do ano 1623.



Inclui correspondência remetida pela Inquisição de Lisboa, e pela Inquisição de Córdova (Espanha) incluindo uma lista de nomes.



Integra declarações de entrega de presos nos cárceres da Inquisição de Lisboa e do pagamento da sua condução.



Contém a procuração geral do Santo Ofício da cidade de Évora (1621-1622).





Contempla a lista de familiares do Santo Ofício falecidos até 1727 na Baía, e ausentes, lista de pessoas que praticam curas, apontamentos sobre a prisão de várias pessoas, inventário de bens – livros, roupa, talheres, entre outros.



Contém a carta precatória expedida para a vila de Ferreira para o doutor João Lopes Pereira ser citado, o requerimento de Jerónimo da Costa e a certidão da sentença de uns autos, passada pelo tabelião do concelho de Lafões.



Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 29
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português e espanhol
Type of container
Outro
Creation date
24/02/2011 00:00:00
Last modification
28/02/2020 14:35:31