Available services

Maço 33

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0033
Title type
Formal
Date range
1626 Date is certain to 1820 Date is certain
Dimension and support
80 doc. (299 f.); papel
Custodial history
Em 2010, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Este trabalho foi desenvolvido por Maria Filomena Carvalho (Torre do Tombo).

Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Lisboa, de Coimbra, de Évora, de Luanda (Angola) e às inquisições de Espanha.



Inclui um envelope com o remetente: Manuel Teixeira da Cunha, e o destinatário D. Nuno Álvares Pereira de Melo, tem uma nota escrita a lápis: "Papéis relativos a Luís Correia de Pais".



Integra o termo de redução ao catolicismo de Margarida Flin, e de Joan Lólis, e um formulário do termo.



Reúne um conjunto de correspondência remetida das seguintes Inquisições espanholas: Valencia, Toledo, Catalunha, Llerena, Valladolid, Cuenca, Santiago, Sevilha, Madrid, Murcia, Granada, Cordova, Zaragoça, Logroño, bem como um sobrescrito endereçado ao visconde de Ponte de Lima, gentil-homem de câmara de Sua Majestade Fidelíssima, em Lisboa (com lacre).



Compreende correspondência expedida pela Inquisição de Lisboa e a lista dos familiares do Santo Ofício existentes na Lourinhã, o rascunho da carta respondida a um padre crúzio sobre a licença da absolvição concedida a um bígamo, certidões e requerimentos, cartas de José Morais Antas, de Jácome Esteves Nogueira para Leão Henriques, e também da Inquisição de Évora.



Contempla correspondência de frei Patrício de São José Salinas, visitador das naus estrangeiras no porto de Setúbal, dirigida ao provedor da Alfândega, e certidão passada pelos escrivães da Mesa Grande da Alfândega, a confirmar a visita às naus por um religioso da Ordem de São Domingos (1772).



Inclui o traslado dos autos de um precatório do Juízo do Fisco de Lisboa, passado em pública-forma, consulta acerca da falta de dinheiro no Cofre do Fisco, devido ao incumprimento do pagamento dos credores, e também um traslado dos autos de agravo ordinário de João Carlos da Silva com José dos Santos Soares, passado pelo tabelião Guilherme Salgado de Castro Coutinho (1794).



Contém pareceres dos inquisidores de Lisboa, apontamentos sobre superstições, procuração, correspondência de frei António dos Mártires, no Convento de São Francisco da cidade de Lisboa, recibo da quantia paga pelo tesoureiro Alexandre Henriques Arnaut ao cónego da Congregação da Oliveira (1752).



Inclui requerimentos, consultas, e informação dos inquisidores de Évora dirigida ao Conselho Geral, bem como informação dada pelos inquisidores de Coimbra acerca do requerimento de Teresa Nunes, degredada (1798), de um condenado a cinco anos de degredo nas galés, certidões médicas e de confissão, e ainda sobre o padre António Correia de São Tomé, prior da Igreja de Vilarinho do Bairro.



Contempla o requerimento, o parecer dos inquisidores de Lisboa e uma certidão do testamento do cónego Francisco Barreto feito em 1716, e da abertura (1798), requerimentos do padre Leandro Rebelo Peixoto e Castro, sacerdote da Congregação da Missão de Lisboa e inquirições sobre o requerente (1810).



Contém requerimentos e informações, atestados médicos referentes ao padre António José Ferreira, réu que foi condenado por blasfémias, a cumprir pena nas galés (1793-1794), sobre o preso Pedro Braga, bem como a petição de fiança, certidões de baptismo, de confissão e comunhão.



Integra denúncias do Brasil, certidão passada pelo cónego João de Figueiredo Chaves Coimbra (1792), diligências e inquirição sobre a culpa do crime de bigamia, lista de pessoas mandadas informar pelo Conselho Geral e para se proceder a diligências (1781).



Contém a consulta sobre a eleição dos participantes na Festa de São Pedro Mártir (1791).



Integra as escrituras:

- da venda de uma leira por Manuel Álvares e sua mulher, moradores na vila de Armamar, a João de Morais e a sua mulher (1649);

- da venda de meio lameiro (sito no limite do lugar da Póvoa, na Corga de Valbom) feita por Isabel Sebastião, viúva de Fernando João, a Diogo Mendes, passada em pública-forma pelo tabelião Diogo da Fonseca Pinto (1634);

- do pagamento de rendas efectuado por António Couceiro a Francisco Fernandes, feita pelo tabelião Pedro Fernandes (1627);

- de dívida em Orgens, Viseu, e na vila de Trancoso;

- de arrendamento e obrigação em Viseu (1626).



Inclui documentos de receita e despesa – adição.



Contém a declaração de frei João, em Luanda (1793).
Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 33
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português e espanhol
Type of container
Outro
Creation date
24/02/2011 00:00:00
Last modification
20/05/2022 12:37:21