Available services

Maço 57

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0057
Title type
Formal
Date range
1591 Date is certain to 1808 Date is certain
Dimension and support
94 doc. (288 f.); papel
Custodial history
Em 2011, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Este trabalho foi desenvolvido por Maria Filomena Carvalho (Torre do Tombo).

Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Coimbra, Évora, Goa, entre outros.



Contempla correspondência dirigida a Manuel Correia da Fonseca e lista de nomes, contas, bem como a carta de frei Romualdo Carneiro, prior de São João de Tarouca (1723).



Reúne denúncias, lista de pessoas presas - que tinham fugido para Castela com receio de serem presas – e a lista de nomes de pessoas e testemunhas relativas à audiência de 14 de Outubro de 1741.



Inclui a sentença contra um pregador do lugar de Pereira, a fim de fazer abjuração de leve e nunca mais pregar (faz parte integrante de um processo crime), e ainda, uma abjuração impressa não preenchida e respectivas custas do processo.



Contém apontamentos, a certidão do padre Manuel da Rocha, do termo da Vila de Outeiro, bispado de Miranda, em como recebeu o retrato de Isabel Gonçalves, cristã-nova, relaxada (1697), entre outros.



Reúne documentos de receita e despesa: correspondência, recibos, bem como da administração do tabaco: guia de remessa do tabaco, requerimento e pública-forma de uma certidão passada a Manuel Lopes de Sequeira, mercador, da despesa do transporte do tabaco (1714), receita do dinheiro dos estanqueiros, receita e despesa de um mercador proveniente do Rio de Janeiro para a cidade do Porto, entre outros, correspondência acerca das contas dos estanqueiros do tabaco de Palmela, Grândola, Vila Freixe, Aldeia de Nogueira, entre outros (1691).



Inclui também, a receita, despesa e contas do que está para pagar na Contadoria em 1791.



Compreende o traslado de uma oração, declaração, listas de fazendas que estavam na posse do Fisco da Inquisição de Évora, nomeadamente em Estremoz, Elvas, entre outros, e também requerimentos, procuração, lista do preso Francisco Navarro (1723).



Inclui a pública-forma do inventário dos bens da fazenda de Afonso Homem Ferreira, em virtude da prisão da sua mulher Isabel Cardoso e do seu filho António Homem, pela Inquisição de Coimbra (1626).



Integra a carta de sentença de D. Afonso VI (1664-1665), requerimentos – de um preso na cadeia da corte (1616), de António Homem Ferreira, cristão-velho, natural e morador na cidade de Lamego, casado com Isabel Cardoso, presa.

Contempla o rol da presa Antónia de Aguilar (1723), apresentação, pública-forma passada em Vila Cova a Coelheira (1735).



Contém a ordem do cardeal da Cunha dirigida a Bento Pais do Amaral, deputado, para tomar contas ao notário e tesoureiro José Antunes da Silva (1743-1744).



Integra a lista com o resumo das sentenças aplicadas a presas da Inquisição de Coimbra, bem como contas de um sequestro, e a folha de rosto intitulada "Caderno 20 dos Solicitantes".



Reúne um conjunto de documentos do Fisco de Évora (poderá, eventualmente, tratar-se do livro de despesa do tesoureiro do fisco Cristóvão Godinho): requerimentos do reitor e padres do Mosteiro da Serra de Ossa, da Ordem de São Paulo (1591), e de Nicolau de Faria, almotacé mor, morador em Lisboa acerca do pagamento de foros relativos a casas, entre outros (1598).



Inclui sentenças: para o juiz do Fisco entregar novecentos réis a Jorge Gomes Barregão, preso pelo Santo Ofício (1600), recibo de António da Conceição, procurador do Mosteiro de São João Evangelista da cidade de Évora, dos foros da vinha de Pedro Vaz, pagos pelo tesoureiro do fisco Cristóvão Godinho (1597-1599).



Contém despesas com o pagamento efectuado ao procurador das religiosas do Convento de São Bento extramuros da cidade de Évora (1596), receita do Livro da Casa.



Contém requerimentos a solicitar licenças para impressão de obras aos qualificadores do Conselho Geral, a saber:

- da "Logração de melhor gosto" (1796);

- de Manuel Manescal da Costa para imprimir o "Prontuário da Teologia Moral" do padre frei Francisco Larraga, tomos I e II, incluindo o despacho para o padre doutor frei João da Conceição Viana, censor do Santo Ofício (1795);

- de Francisco Rolland para imprimir o tomo XXIX do "Viajante Universal" (1801);

- parecer dado por frei Francisco de Sales, do Convento da Santíssima Trindade de Lisboa, acerca do "Discurso Preliminar" (1801);

- parecer sobre o manuscrito "Reino da Poesia" (1801);

- parecer dado à viúva Bertrand e filho, de Frei Francisco de Sales sobre a obra "Classes dos Crimes", entre outros.



Integra correspondência remetida da Inquisição de Goa (1794).

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 57
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português
Type of container
Outro
Creation date
24/02/2011 00:00:00
Last modification
15/11/2021 12:44:35