Available services

Maço 60

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0060
Title type
Formal
Date range
1612 Date is certain to 1819 Date is certain
Dimension and support
85 doc. (374 f.); papel
Custodial history
Em 2011, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Este trabalho foi desenvolvido por Maria Filomena Carvalho (Torre do Tombo).

Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Lisboa, de Coimbra, Évora, Brasil e Espanha.



Integra requerimentos dos oficiais da Junta da Administração do Tabaco a solicitarem o pagamento das propinas ao corretor da Fazenda, por ocasião do falecimento do infante D. Carlos (1736).



Inclui os autos da petição do inquisidor Nuno Mascarenhas de Brito, Inquisição de Évora (1707-1708), apresentação de uma petição do alcaide da inquisição (1625), bem como uma petição de Francisco Pereira contra Sebastião Barbosa, alcaide dos cárceres (1674), entre outros.



Contém o requerimento de uma penitenciada e o parecer dado pelos inquisidores de Coimbra (1671), e o requerimento do presidente e mais beneficiados do Colégio de São Bartolomeu, Coimbra (1818).



Integra o requerimento de um oficial do meirinho, recibos, e despachos para pagamentos de ajudas de custo feitos a oficiais da Inquisição de Lisboa.



Reúne correspondência: de José Cláudio enviada de Lisboa para José Lourenço Salgado, a solicitar-lhe o favor pessoal de registar a carta de familiar de um irmão do seu colega (1819), de Jerónimo Soares, datada de Roma em 1675, de Luís Fragoso de Barros dirigida a Jácome Esteves Nogueira (1749), e também de Agostinho Rebelo de Almeida para António Gorjão.



Contém correspondência de José Fernandes acerca da festa de São Pedro Mártir em Elvas (1791), de Manuel Lourenço Vieira para Cipriano José de Amorim, de Bernardo António Correia de Sousa para Manuel Afonso Rebelo e também certidão de publicação de edital, entre outros.



Compreende um documento do Convento de Nossa Senhora da Esperança de Vila Viçosa (1769), bem como provenientes da Baía, Brasil.



Contempla contas, lista de pessoas denunciadas no Fisco para confisco dos bens, caderno das tiradeiras da seda da partida dos senhores (1710-1713), do Porto, receita e despesa do Porto (1681-1702), rol das encomendas, "conta dos caminhos e gengibre que mandei até 10 de Janeiro de 1718", contas do rol de cravo, pimenta, canela; caderno de contas de retrós, recibos, entre outros.



Contém relatórios de processos de Mariana [Hanz] Portela e de Pedro Vaz, denúncias, rol das testemunhas de Martim do Vale, rascunho da sentença da Inquisição de Lisboa contra Francisco de Brito Freire, general,



Contempla a Alegação de direito ao memorial da gente da Nação de Portugal, formulário das novas condições que se devem pedir, censura do manuscrito para publicação da autoria de José Pinto Pereira, e ainda pareceres sobre o baptismo na ilha do Faial, de uma criança filha de hereges, baptizada ali "renitentibus parentibus" (1678), entre outros.



Contém a cópia da constituição do sumo Pontífice Clemente XII, o apontamento sobre a dispensa matrimonial em sé vacante relativo ao casamento da viúva de D. Luís Ambrósio de Melo, duque de Cadaval, com o seu cunhado, parecer sobre os privilégios de ministros e oficiais do Santo Ofício sobre distribuições dos benefícios, elaborado por Francisco Barreto, em Lisboa (1709), "Portugallien quindenniorum" e representação do reverendo João Martins Gordilho, beneficiado.



Integra correspondência remetida da Inquisição de Llerena, Espanha (1736), e uma carta referindo a causa contra o arcebispo de Toledo, Espanha, Bartolome Carranza, assinada por J. Cardinalis A. Toletamus.

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 60
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, latim e espanhol
Type of container
Outro
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, processo n.º 11466
Creation date
16/03/2011 00:00:00
Last modification
04/04/2022 12:41:16