Available services

Maço 64

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0064
Title type
Formal
Date range
1487 Date is certain to 1820 Date is certain
Dimension and support
84 doc. (243 f.); papel
Custodial history
Em 2011, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.
Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Lisboa, de Coimbra, Évora, Goa e às Inquisições Espanholas.



Contempla correspondência do familiar do Santo Ofício Francisco Botelho de Morais, em Moncorvo, dirigida ao padre Domingos Fernandes do Freixo (1677), outra expedida pela Inquisição de Coimbra (1764)



Reúne informações sobre genealogias de Bernardo José de Lima pretendente a familiar da Inquisição de Coimbra (1819-1820), bem como nomes de candidatos para a Inquisição de Lisboa; de diligências efectuadas acerca de D. Maria Joaquina do Nascimento, entre outros.



Integra cartas e listas relativas ao número de familiares existentes na Aldeia Galega do Ribatejo (1716-1792).



Contém consultas remetidas da Inquisição de Coimbra (1818), cópia do parecer sobre os inconvenientes da execução do capítulo novo do Regimento dos Contos que manda os tesoureiros do fisco prestarem contas na Casa dos Contos, devido aos "livros, papéis e inventários" dos tesoureiros conterem muitos segredos que não devem sair da Inquisição.



Reúne correspondência e certidões de publicação de editais (1791-1792), Instrução e Regimento para os revedores que hão-de visitar as livrarias por comissão e mandado do inquisidor geral; certidão de instrução no catolicismo passada a Ana Rodrigues, de Sousel, Évora (1649).



Contempla o requerimento da penitenciada Catarina Rodrigues, filha de Rodrigo Álvares, cerieiro, natural da cidade de Évora (1658), termo de retirada do hábito penitencial a Mécia de Luna, por ordem do bispo de Elvas (1596); termo de redução, intérprete e curador de José Vicimo (ou Vissimo), solteiro, natural de Marrocos, judeu, de 20 anos de idade, filho de David Vissimo, e de Reina de Lueil (1815); requerimento do penitenciado José Mendes Ferreira, filho de Afonso Mendes e de Beatriz Maria, natural de Estremoz e parecer dos inquisidores de Évora (1744-1745), entre outros.



Inclui também, o requerimento do penitenciado Pascoal Simões, preso na galé por cinco anos, pela Inquisição de Coimbra e certidão de confissão e comunhão (1778), bem como correspondência remetida pela Inquisição de Évora.



Integra a folha de rosto e termo de entrega da presa, Margarida Nunes, cristã-nova, mulher de Heitor Fernandes, e parte do processo de Sebastião Correia Peixoto



Contém correspondência relativa à “Teologia Moral” do padre Paulo Gabriel António (1746), e ainda, orações às 5475 Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo – poderá, eventualmente, tratar-se das revelações que foram feitas a Santa Brígida da Suécia, no século XIV.



Integra a representação dos inquisidores de Lisboa dirigida ao Conselho Geral acerca da recusa do conde barão pagar a quantia de 200 mil réis para a Festa de São Pedro Mártir (inclui o despacho – 1753); de António Portocarrero (1707), entre outros.



Reúne documentação de receita e despesa: do tesoureiro Jácome Rodrigues de 1610 (1614), carta de Salvador de Carvalho, em Braga, relativa ao rendimento da prebenda (1737), recibos, e carta de João Monteiro de Azevedo para Alonso de Estrada no Porto (1703).



Compreende correspondência remetida do Brasil, relativa à prisão de um comissário do Santo Ofício (1745); sobre presos (1817); de frei Ângelo de Santo Alberto – religioso carmelita Observante – enviada da vila de Moucha, freguesia de Nossa Senhora da Vitória, capitania de Piauhy (1734), e parecer sobre Francisco José do Couto, candidato a procurador e agente do fisco na cidade da Baía (1767).



Integra a consulta para Sua Majestade sobre o pedido feito pela Inquisição da Índia, a fim de preencher o cargo de promotor, vago por falecimento, indicando-se-lhe o licenciado João Delgado, natural de Atouguia da Baleia, sacerdote (1616), representação do inquisidor João Nogueira da Cruz dirigida à rainha aludindo ao padre Francisco Ferreira de Sousa – chamado vulgarmente o padre Xico, conhecido em Timor para onde fora degredado – entre diversos assuntos.



Inclui o traslado de uma carta de diligências feitas em Macau (1642-1643).



Contempla o traslado das “Ordinaciones y capítulos que los inquisidores de Castilla hicieron en la ciudad de Sevilla acerqua del oficio de la Santa Inquisición” presidida pelos reis católicos D. Fernando e D. Isabel de Leão, Aragão, Sevilha, Córdova, entre outros, juntamente com o padre frei Tomás Torquemada, prior do Mosteiro de Santa Cruz de Segóvia entre outras pessoas, em 1484 (1487).



Inclui a carta expedida da Inquisição de Granada para a Inquisição de Coimbra (1684).



Compreende a “Memória para a súplica que se há-de fazer a Sua Santidade sobre a declaração do Breve do Quinquénio”, e correspondência trocada entre o licenciado Diogo Velho, secretário do Conselho Geral em Lisboa, e Francisco Nunes Sanches, em Roma (1657-1658), bem como cópias da carta da Sagrada Congregação do Santo Ofício de Roma, de 20 de Outubro de 1635, e outra assinada pelo cardeal Barberino dirigida ao colector apostólico de Portugal em Lisboa, sobre os mosteiros receberem as freiras penitenciadas (1635).



Contempla apontamentos de diligências, certidão de óbito, quitações, denúncias, e ainda, autos de arrematação das propriedades confiscadas a Ana de Gouveia (1741-1746).
Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 64
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, latim, italiano e espanhol
Type of container
Outro
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora, processo n.º 10220.



Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, processo n.º 09980.



Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora, processo n.º 08948.



Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora, processo n.º 13197.
Creation date
15/03/2011 00:00:00
Last modification
14/04/2022 09:08:52