Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 67

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0067
Title type
Atribuído
Date range
1562 Date is certain to 1813 Date is certain
Dimension and support
80 doc. (221 f.); papel
Custodial history
Em 2011, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.
Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Lisboa, de Coimbra, Évora, Goa e Inquisições Espanholas.



Reúne correspondência expedida pelas Inquisições de Lisboa, de Évora, de Coimbra, bem como a carta do arcebispo de Lisboa sobre o perdão da gente de nação (1621), pareceres, consultas, cópia de decreto régio, entre outros (1673-1674).



Inclui certidões, requerimentos, lista de nomes de pessoas (1733).



Integra correspondência remetida pela Inquisição de Llerena para a Inquisição de Coimbra (1736), de Logronho e traslados dos processos originais desta Inquisição da confissão dos réus: Diogo Lopes Ferreira e Ana Maria da Silva, a acusar várias pessoas da prática de judaísmo residentes em Portugal (1746-1747).



Contempla conhecimentos de Domingos Alves Vale, mestre da nau de licença "Nossa Senhora do Bom Despacho", na Baía, acerca do envio de documentos, e de João Tavares, capitão da embarcação "Nossa Senhora da Ajuda" em como recebeu documentos provenientes da Inquisição de Goa, correspondência sobre diligências, entre outros (1743-1744; 1784), dos mestres (a bordo) da nau Capitânia "Nossa Senhora das Ondas" (1738), de "Nossa Senhora da Glória" e de António Leonardo de Mendonça, capitão da fragata "Santiago Maior" ancorada no porto da Baía com destino a Lisboa (1770).



Compreende o requerimento de Guilherme de Sena, inglês, natural da cidade de Londres, a navegar há três anos pelo Brasil, a solicitar o baptismo católico – passando a chamar-se Guilherme de São Bento (1763) e certidão de baptismo, celebrado na Igreja do Mosteiro de São Bento da Baía.



Integra a carta acerca do conhecimento dos livros que pertenceram ao falecido José da Serra, governador do Estado de Belém do Pará (1737).



Contém a folha de rosto do "Livro […] que há-de servir de receita e despesa dos presos pobres", do tesoureiro Simão Álvares Pereira, da Inquisição de Évora (1678); informações sobre culpas de pessoas dos reportórios da Inquisição de Coimbra (1712).



Reúne pareceres da Inquisição de Évora (1771), e também relativos à reedificação da Igreja de São Domingos de Lisboa: inclui questões enviadas ao padre provincial para responder a Sua Majestade, resposta acerca das catorze capelas da Igreja, assinada por frei Pedro Monteiro, pareceres de frei António do S., de frei Domingos de São Tomás, entre outros (1725).



Inclui a apresentação de João Rodrigues (1726), culpas (1725).



Contém sentenças do Fisco de Lisboa dadas a Antónia Francisca (1617) e a António Lopes Nabo (1618-1621).



Contempla a Portaria do primaz de Goa, dada no Palácio, ao requerente padre Baltasar Fernandes, natural da Província de Salsete, vigário da Igreja da vila de Margão (inclui selo de armas em lacre vermelho -1804).
Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 67
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, latim e espanhol
Type of container
Outro
Creation date
30/03/2011 00:00:00
Last modification
19/05/2011 13:44:46