Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Catarina da Carnota de Alenquer

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00011
Title type
Atribuído
Date range
1833 Date is certain to 1834 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o auto de autuação relativo à decisão de suprimir ou não o dito Convento - com apenas um frade - de Santa Catarina da Carnota de Alenquer, da Ordem dos Menores Reformados da Província de Santo António de Portugal.

A 8 de Novembro de 1833, estiveram presentes no acto, o prior Felisberto Narciso de Gouveia Durão (da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Purificação da Várzea), Maurício Silvestre, meirinho da correição, o bacharel Francisco de Paula Gouveia procurador da Fazenda, bem como Justino Pedro Carvalho, Luís José, e Agostinho Monteiro testemunhas, e Bruno José Machado Rego, escrivão.

Integra os autos cíveis de posse, avaliação - edifício e mais bens rústicos - e arrecadação do extinto Convento.

Inclui o auto de posse e avaliação do Hospício de Santa Catarina e cerca, o traslado dos autos de inventário, nomeadamente, da relação dos paramentos e objectos do culto do Convento, e também dos da Ermida de Nossa Senhora da Graça.

Contempla a cópia autêntica dos autos de arrematação da venda da cerca do convento, e ainda, a indagação sobre o roubo dos objectos preciosos da Igreja entre outros, pelo guardião frei Vicente de Santa Rosa de Lima, aquando da sua fuga e de alguns dos seus companheiros do Convento, juntando-se aos rebeldes.

Inclui a lista com os nomes dos religiosos e a apreciação da sua conduta pessoal, quer a nível político quer a nível religioso.

Contém o inventário das alfaias da Igreja, imagens, livros e, também, dos objectos da Ermida de Nossa Senhora da Graça. Este objectos foram entregues ao prior da Igreja.

Compreende a descrição e avaliação da livraria, cartório, louça, cozinha e refeitório, cerca, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Catarina da Carnota de Alenquer, cx. 2194
Original numbering
IV-D-3(6), n.º 11 , mç. 3
Language of the material
Português
Creation date
30/08/2011 10:38:12
Last modification
11/07/2016 13:35:29