Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Maria de Belém

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00051
Title type
Atribuído
Date range
1833 Date is certain to 1835 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento de Lisboa, da Ordem de São Jerónimo.

A 23 de Dezembro de 1833, o bacharel Manuel Vaz Eugénio Gomes, freire da Ordem Militar de Santiago de Espada, cavaleiro da Ordem de Nossa Senhora da Conceição, prior colado na Igreja de São Julião da vila de Setúbal e juiz comissário, na presença de João Gualberto da Silva, escrivão, intimou os monges do dito Convento - sendo o padre frei Joaquim José Pereira dos Santos, presidente “in capite” – informando-os da supressão do Convento e da sua transferência para os Conventos de Penha Longa e de Vale Benfeito, ambos da Ordem de São Jerónimo.

Inclui o termo de investigação sobre as utilidades espirituais deste Convento, acerca da facção política relativa aos frades, lista dos frades.

Contempla o termo de entrega da Igreja ao padre Joaquim José Pereira dos Santos – usando hábito de clero secular de acordo com a Portaria -, bem como a guarda do Tabernáculo e dos objectos sagrados, com a obrigação de celebrar missas para o povo.

Em 20 de Janeiro de 1834, coube ao ex-monge do dito Convento o padre Manuel do Bom Jesus Costa, inventariar a livraria e cartório, dado que tinha sido bibliotecário, cartorário e secretário.

Contém um resumo da fundação e dotação do Convento, origem e natureza da dotação, bem como o traslado da Portaria de 9 de Janeiro de 1834, na qual manda secularizar o convento de Santa Maria de Belém e transferir para ele os alunos (meninos órfãos existentes no Convento do Desterro de Lisboa, dos monges de São Bernardo) da Casa Pia, e ainda diversos traslados sobre a remessa da livraria, entre outros.

Integra a sentença sobre o destino a dar aos bens do suprimido convento.

Compreende a descrição da Igreja, sacristia, coro e capelinhas, altares, bem como paramentos, alfaias, e mais objectos.

Reúne a descrição e avaliação de mobiliário, enfermaria, hospedaria, refeitório, cozinha, livraria, dívidas, letras de câmbio, cartório – instituições e contratos de capelas dos reis e infantes, de pessoas particulares, propriedades, aforamentos, prazos, entre outros.

Inclui a relação dos prédios rústicos e urbanos – quinta da Palmeira, e Marinha situadas em Almada, moinho, quinta de Porto Brandão, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Maria de Belém, cx. 2199
Original numbering
IV-D-15(5), n.º 51
Language of the material
Português
Creation date
21/10/2011 15:04:07
Last modification
12/07/2016 11:57:12