Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de São Domingos de Benfica

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00053
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1837 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento da Ordem dos Pregadores.

A 11 de Março de 1834, o bacharel António Pretextato de Pina e Melo, juiz, José Maria de Almeida, escrivão, deram início à supressão do Convento.

Frei Cristiano Arnélio de Pina foi nomeado pelo vigário "in capite" para auxiliar na inventariação.

Integra o auto de indagação sobre o número de religiosos, bem como o parecer dado pelo juiz Pretextato sobre os cinco frades, sendo um paralítico e ainda, acerca da ideologia política deles, e do uso que o edifício poderia ter.

Contempla a descrição da mobília e mais objectos do culto, paramentos, sacristia, igreja, e também os termos de entrega dos objectos ao fiel do referido Convento João Maria Baltasar, entre outros.

Inclui a relação dos documentos do cartório e a descrição da livraria.

Integra a descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos - incluindo o jazigo da família Saldanha, senhores da Quinta da Penha Verde -; e da Quinta da Panasqueira - incluindo o termo de posse e de arrendamento, posteriormente, em 1836 foi vendida.

Reúne o requerimento de António de Sousa Salgado a solicitar o arrendamento da Quinta da Panasqueira, posta em hasta pública, procuração, consulta, documento régio da infanta D. Isabel Maria a conceder plenos poderes ao seu viador da Casa da Rainha, o conde de Lumiares e ao desembargador José das Neves Barbosa, para poderem em seu nome executar contratos ou arrematações de fazendas do Estado (autógrafo).

Contém o auto de posse para a Fazenda Nacional da Quinta do Moinho, freguesia das Galés, termo da cidade de Lisboa, bem como o mandado do Dr. César Ribeiro Abranches Castelo Branco, juiz, para os mestres avaliadores e louvados dos prédios rústicos avaliarem a cerca do Convento de Santo António da Convalescença, a cerca do Convento de São Domingos de Benfica e da Quinta da Panasqueira.

Compreende a pública-forma do aforamento das terras do Mouchão; prazos foreiros sitos no concelho de Almeirim.

Contém os autos de tombo, medição e demarcação do Casal Novo junto à Serra de Alfragide, freguesia de Benfica (1815); escritura de reconhecimento de foreiro e obrigação passada em pública-forma pelo tabelião Caetano José Dantas Barbosa (1763).

Reúne a descrição e avaliação de apólices, foros, prédios rústicos e urbanos, cartório, mobiliário e mais objectos, cozinha, entre outros.

Inclui autos de arrematação, termos de depósito - os móveis e utensílios não arrematados foram enviados para o depósito instalado no Hospício de Nossa Senhora da Porciúncula à Esperança.

Integra bilhetes e contas da despesa feita na mercearia da Viúva Teixeira Marques, Filhos & Sobrinho, às Portas de Santo Antão, de géneros alimentícios - bacalhau, arroz carolino, entre outros - para os padres do Convento (1833).

Contempla apensos com a descrição de imagens existentes na Casa das Horas, entre outros, bem como o auto de avaliação de uma casa nobre situada na Rua de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, desde o n.º 140 até o n.º 148, moradora D. Maria Gertrudes Brito Barreiros de Carvalho (1835).
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São Domingos de Benfica, cx. 2200
Original numbering
IV-D-16 (2), n.º 53
Language of the material
Português
Creation date
21/10/2011 15:04:52
Last modification
12/07/2016 11:58:07