Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de São Frutuoso de Braga

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00063
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to Date is uncertain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos frades Menores Reformados, da extinta Província da Soledade, situado nos subúrbios da cidade de Braga.

A 21 de Abril de 1834, o Dr. António José Ferreira de Araújo, desembargador e vigário geral, frei João de São Cosme, cabeça de casal, Joaquim José Pereira Castiço, escrivão, procederam à inventariação dos objectos do culto Divino da Igreja de São Frutuoso, situada na freguesia de São Jerónimo.

Contempla a descrição do altar mor, capela mor e restante corpo da Igreja, bem como paramentos, véus de cálices, Sacrário, estantes, missais, entre outros.

Inclui a descrição da sacristia, entrada da Igreja, campanários, claustro, imagens, entre outros objectos, que ficaram a cargo do padre Joaquim António Alves Jácome de Sousa.

Integra o termo de juramento do curador "ad litem" Dr. António Joaquim Gonçalves de Carvalho e Costa, em virtude dos religiosos franciscanos terem abandonado o Convento.

Contém a descrição da livraria.

Compreende a descrição e avaliação do edifício do Convento e objectos comuns - mobiliário, roupa de cama, hábitos -, refeitório, trastes de folha de Flandres, despensa, objectos de cobre, estanho, latão, ferro, bem como o celeiro, adega, casa da carpintaria, entre outros.

Integra a descrição e avaliação da cerca, prédios rústicos e urbanos, gado, foros, entre outros.

Contém o termo de depósito dos objectos do abandonado Convento entregues a António Francisco Lisboa, morador no lugar da Capela, freguesia de São Jerónimo, termo da cidade de Braga, bem como termos de arrematação e públicas-formas de bens entregues a diversos destinatários.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São Frutuoso de Braga, cx. 2201
Original numbering
IV-D-17 (5), n.º 62
Language of the material
Português
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Hospício de São Francisco de Braga, cx. 2202 (código de referência: PT-TT-MF/DGFP/E/1/00066).
Creation date
12/01/2012 12:51:56
Last modification
12/07/2016 12:38:58